Ambulatório Médico da UEPG deve ser entregue em junho deste ano
Espaço terá capacidade para até 13 mil atendimentos ao mês e contará com salas de aula para atividades de formação
Publicado: 16/05/2025, 16:45

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) deverá ser entregue em junho deste ano. O prazo de finalização da obra foi confirmado pela instituição na última quinta-feira (15), após pedido de informação do Portal aRede e do Jornal da Manhã. Com investimento de R$ 15 milhões, a unidade será a primeira de caráter universitário do Brasil.
A execução do serviço é realizada pela Marsou Engenheria, construtora de Goiânia (GO). Os AMEs são destinados ao atendimento multiprofissional especializado, além de serviços de apoio e diagnóstico dentro de linhas de cuidado e especialidades prioritárias no Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. As unidades ambulatoriais são gerenciadas pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde, por meio do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais (QualiCis) criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), otimizando e potencializando recursos estaduais e municipais, fortalecendo a regionalização dos serviços de saúde.
Além de atendimento ambulatorial, o AME, construído nas proximidades do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), irá ofertar consultas médicas, odontológicas e exames de diversas especialidades. Para isso, a unidade contará com uma área total de 2,9 mil metros quadrados e dois pavimentos. Ao todo, serão 19 consultórios e cinco salas de exames, além de uma sala de fisioterapia e outras 15 salas de aula para atividades de formação em parceria com a instituição de ensino superior. A unidade terá capacidade para até 13 mil atendimentos ao mês.
"O espaço ampliará o serviço já ofertado pelo HU-UEPG, além de proporcionar uma estrutura de integração mais pertinente entre hospital e acadêmicos/residentes, uma vez que passará a ofertar o atendimento de novas especialidades e ampliará o atendimento de outras através da ampliação de espaço disponível", indicam documentos técnicos do projeto.
GALERIA DE FOTOS
TECNOLOGIA - Recentemente, a UEPG divulgou um pregão eletrônico, no valor de R$ 1,5 milhão, para aquisição de um microscópio cirúrgico. Segundo a instituição, o equipamento será o primeiro da unidade hospitalar. A compra representa um investimento estratégico e busca melhorar a qualidade do atendimento, expansão da oferta de serviços, além do desenvolvimento das áreas de ensino e pesquisa.
"A aquisição deste novo microscópio irá agilizar a realização de cirurgias da otorrinolaringologia, oftalmologia e da neurologia. Algumas cirurgias da ortopedia também podem ser realizadas. Assim, esse modelo mais moderno oportunizara a realização de cirurgias mais complexas e com mais segurança", aponta a professora Fabiana Postiglioni Mansani, diretora-geral dos HU-UEPG.