Prefeitura de PG quer implantar LACs em todas as escolas da cidade
Nos próximos anos, o objetivo da Prefeitura de Ponta Grossa é implantar laboratórios em todas as escolas da cidade
Publicado: 16/05/2025, 01:30

Mais de 120 professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino em Ponta Grossa estiveram reunidos nesta quinta-feira (15) para um encontro de profissionais que atuam nos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) do Município. A iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, integra o programa Sinapses Criativas e está em andamento com alunos de mais de 50 escolas.
Durante o encontro, no auditório do Colégio Sesi, o cronograma das ações de capacitação voltadas para professores e coordenadores foi detalhado, com o reforço sobre o alinhamento do programa em toda a Rede Municipal. Nos próximos anos, o objetivo da Prefeitura de Ponta Grossa é implantar laboratórios em todas as escolas da cidade.
Até lá, além das escolas que já possuem laboratórios, o projeto também chega às unidades onde ainda não há salas permanentes, por meio da versão itinerante do programa.
Presente no encontro, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância do trabalho desempenhado pelos educadores. "A maior alegria de um professor e de uma professora é ver cada aluno se desenvolvendo, aprendendo e abrindo a janela para um mundo de oportunidades, de inovação", ressalta Elizabeth.
O evento também celebrou o avanço do projeto, que está transformando a forma de ensinar e aprender nas escolas da rede municipal. “Nossos professores realizam um trabalho transformador, levando não só tecnologia e inovação para as escolas, mas também trabalhando para o aluno criar, seja um agente transformador na sociedade”, destaca a secretária Joana D’Arc Panzarini.
Diretora da Escola Municipal Humberto Cordeiro, a professora Danielle Calaj ressaltou a importância da troca de experiências entre os profissionais. “Esta é uma das oportunidades que temos para conversar sobre o trabalho realizado em cada escola, falar sobre o feedback de pais e alunos em cada região. É um intercâmbio muito importante para o trabalho evoluir cada vez mais”, avalia.
FORMAÇÃO CONTÍNUA - A formação de educadores também é parte essencial dessa transformação. Neste ano, 19 novos professores foram acolhidos e iniciaram o curso oferecido pelo SESI, somando-se aos 66 já formados. Ao todo, são 85 profissionais que atuam diretamente nos LACs, com o compromisso de transformar a sala de aula em um ambiente de descoberta, experimentação e criatividade.
Os Laboratórios de Aprendizagem Criativa representam um convite constante aos alunos para criarem, aprenderem e crescerem. "Com os LACs, a Prefeitura reforça seu compromisso em investir na busca de uma educação cada vez mais viva, conectada e significativa para todos os estudantes do município", completa Joana D’Arc.
Com informações da assessoria de imprensa.