Bandeira diz não ter acessado contrato de renovação entre Sanepar e Prefeitura de PG
Ex-secretário Municipal de Meio Ambiente passou por sabatina na CPI da Sanepar, na tarde desta quinta-feira (27)
Publicado: 27/02/2025, 17:47

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Sanepar sobre a falta de água em Ponta Grossa, recebeu durante as oitivas nesta quinta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal, o ex-secretário de Meio Ambiente, Sandro Bandeira. Participaram da oitiva o presidente da CPI, Guilherme Mazer (PT); a relatora, Joce Canto (PP); e os outros membros: Léo Farmacêutico (União Brasil) e Leandro Bianco (Republicanos).
Durante a oitiva, o ex-secretário foi questionado sobre sua participação na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico - que foi revisado pela última vez em 2020, através do decreto 17.070/2020, e que deveria ter passado por nova revisão em 2024 - enquanto esteve à frente da pasta. Sandro declarou que comandou a secretaria por apenas setemeses e que, pensando no desenvolvimento desta revisão, solicitou requerimento pedindo informações à empresa, com auxílio de um engenheiro contratado pela pasta para cuidar de questões relacionadas ao saneamento.

Os vereadores também questionaram Sandro com relação aos problemas enfrentados frente à pasta e de que forma estes foram resolvidos. O ex-secretário respondeu que na época não houve problemas relacionados com racionalização de água, apenas problemas pontuais causados pelas chuvas, como quedas de árvores e falta de energia. Bandeira ainda relatou que os problemas eram resolvidos dentro do esperado e que enquanto secretário não precisou aplicar multas contra a empresa por descumprimento de contrato.
Com relação às ações realizadas na pasta, Sandro respondeu que buscou fortalecer a secretaria, melhorando sua estrutura para o desenvolvimento dos trabalhos, como a licitação de novos carros e contratação de fiscais e engenheiros, para que as ações de fiscalização pudessem ser implementadas.
A Comissão também perguntou a Sandro se ele teve acesso ao contrato de renovação entre o município e a Sanepar. Bandeira respondeu que não teve acesso a esse contrato e que a decisão ficou a cargo da prefeita, Elizabeth Schmidt, mas que considera a renovação como acertada.