Sanepar está entre as empresas com mais reclamações no Procon de PG
Companhia ocupa a terceira posição do ranking de notificações e fica atrás apenas da Oi e da Tim
Publicado: 25/02/2025, 16:02

Um levantamento feito pelo Portal aRede mostra que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está entre as 10 empresas que registraram mais reclamações no Procon de Ponta Grossa em 2024. Ao todo, foram registradas 249 notificações de moradores entre janeiro e dezembro.
Os números colocam a Sanepar em terceiro lugar no ranking de reclamações. A Companhia fica atrás da Tim S.A, com 455 registros, e da Oi S.A, com 327. Em janeiro de 2025, as três primeiras posições se repetem, com 33 notificações feitas contra a Sanepar.
Apesar do problema de abastecimento que atinge diferentes bairros de Ponta Grossa desde 13 de fevereiro, o Procon reforça que as principais reclamações recebidas dizem respeito à cobrança do consumo de água. As notificações estão relacionadas a problemas de leitura e existência de vazamentos.
O órgão ainda destaca que outro tipo de solicitação registrada se refere a possibilidade de melhorias nas condições de negociação de dívidas. "Na pandemia, não houve cortes por inadimplência. Tal situação foi retomada pela Sanepar, ensejando a necessidade de alguns consumidores solucionarem as dívidas atrasadas", aponta o Procon.
A reportagem do Portal aRede solicitou um posicionamento à Sanepar para entender como a Companhia acompanha as reclamações registradas no Procon de Ponta Grossa, mas não teve retorno até o fechamento da matéria.
RECLAMAÇÕES - Moradores que se sentirem prejudicados em relações de consumo com qualquer empresa podem registrar reclamações no Procon. A notificação pode ser feita presencialmente ou através da internet pelo e-mail proconpontagrossa@gmail.com.
Em caso de reclamação presencial, é necessário agendar atendimento pelo telefone 151 ou via e-mail. O órgão reforça que todas as denúncias devem ser amparadas por provas, como fotos, vídeos ou documentos. O Procon fica no Edifício Guaíra, na Rua Balduíno Taques, 445, Centro.