Governador autoriza cursos de Arquitetura e Psicologia na UEPG
Decreto com a autorização deve ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (14)
Publicado: 14/01/2025, 16:31
O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), assinou os decretos de autorização do funcionamento dos novos cursos de Psicologia e Arquitetura e Urbanismo ofertados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os documentos foram assinados pelo governador na última segunda-feira (13), em Curitiba.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destaca a celeridade com que os trâmites ocorreram para que os cursos iniciassem suas atividades já em 2025. “Agradecemos o apoio irrestrito do Governador e do Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, que atuou para que os decretos saíssem antes da realização do Vestibular”, comemora o reitor.
O Conselho Universitário da UEPG aprovou a criação das duas novas graduações presenciais no mês de dezembro do ano passado. “Os decretos de autorização coroam o trabalho realizado em 2024 pelas comissões dos cursos, conselhos superiores, reitoria e Seti”, destaca o vice-reitor Ivo Mottin Demiate.
O Vestibular Especial que selecionará os estudantes das primeiras turmas acontece em 02 de fevereiro. As inscrições seguem abertas até amanhã (15). Serão 40 vagas para cada um dos novos cursos, com início já no ano letivo de 2025.
Em 2024, a UEPG aprovou também o curso Nutrição, ampliando as possibilidades de formação para aqueles que desejam ingressar na UEPG. A graduação foi ofertada no vestibular regular e já terá a primeira turma este ano. “É uma conquista para a Universidade, mas também para os paranaenses, visto que os cursos foram criados para atender os pedidos da comunidade”, conclui Miguel Sanches Neto.
Em entrevista ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã na tarde da última segunda-feira (13), o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, destacou que a criação de novas graduações em uma universidade pública demanda tempo e um trabalho cuidadoso.
“Há muito tempo a comunidade solicita esses cursos. Todos os trâmites são bastante burocráticos, mas não tem como fazer de outra forma. A UEPG se orgulha de toda comunidade universitária, sem a qual não seria possível desenvolver esses projetos”, aponta.
Desde a aprovação dos novos cursos, o Vestibular Especial foi uma prioridade para a gestão da Universidade, que se dedica a promover a prova e matricular os estudantes das novas graduações. “Já temos uma boa quantidade de candidatos inscritos. Apesar de ser extemporâneo, o vestibular terá o mesmo formato dos processos tradicionais, com prova vocacionada pela manhã e de conhecimentos gerais e redação no período da tarde”, explica Edson Marchinski, coordenador da CPS.
O curso de Arquitetura e Urbanismo integra o Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia (Secate) e funcionará no Bloco E do Campus Uvaranas, no período noturno. Vinculado ao Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Secisa), o curso Psicologia será ofertado no Campus Centro da UEPG, no período matutino - confira.
DIFERENCIAL - De acordo com o professor Oriomar Skalinski Junior, que participou da comissão responsável pelo projeto pedagógico do curso de Psicologia, o diferencial da nova graduação da UEPG está em seu caráter generalista nos anos iniciais. “Os estudantes vão ter uma dimensão do compromisso social da Psicologia, da sua relação com os direitos humanos, além de uma perspectiva humanista”, ressalta. No quarto ano, o acadêmico poderá escolher uma ênfase, que pode ser em saúde, educacional ou em atenção social.
Com informações da assessoria