Continental venderá parte da fábrica de PG neste ano | aRede
PUBLICIDADE

Continental venderá parte da fábrica de PG neste ano

Multinacional alemã anunciou um processo de reorganização o para separar e tornar independente a linha automotiva. Unidade ‘Original Equipment Solutions’ (OESL) da Contitech será vendida

Unidade da Continental em Ponta Grossa está instalada no Distrito Industrial
Unidade da Continental em Ponta Grossa está instalada no Distrito Industrial -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Continental, multinacional alemã, anunciou em dezembro de 2024 um processo de restruturação interna, com o objetivo de separar e tornar a linha automotiva (Automotive) em uma empresa independente. Essa empresa vai ter capital aberto e entrar na Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha. No mesmo anúncio, a multinacional também confirmou que está iniciando a venda da linha Original Equipment Solutions (OESL), ou seja, a de soluções de equipamentos originais, que supre e demanda para as montadoras automotivas, especialmente em produtos de borracha.

Com isso, essa linha OESL da ContiTech será independente da Continental, criando uma nova companhia que emprega mais de 16 mil pessoas ao redor do mundo, presente em 16 países – entre eles, o Brasil. A Continental confirmou que a OESL já começou a ser apresentada para potenciais compradores e parceiros, e o processo de venda deverá iniciar no primeiro trimestre de 2025, ou seja, até o final de março desse ano.

A fábrica de Ponta Grossa possui diversas linhas de produção, destinadas a diferentes produtos e mercados. Além dessa linha do segmento automotivo no mercado original (montadoras) com a produção de correias, mangueiras e coxins, a unidade conta com a linha industrial, com a fabricação de correias para maquinários em geral, mineração, maquinários agrícolas, e atua no mercado de reposição do setor automotivo, tanto para veículos leves como pesados.

O processo de independência da linha OESL da fábrica da Continental de Ponta Grossa começou no ano passado. Em maio de 2024, foi criado o CNPJ da empresa ‘OESL Automotive do Brasil LTDA’, com o mesmo endereço da Continental/ContiTech (Avenida Continental, 2.777, no Distrito Industrial). Em sua descrição como atividade principal está a “fabricação de artefatos de borracha”.

Esse processo evoluiu com a solicitação de licenciamento ambiental, junto a Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), para a já ‘nova’ indústria “OESL Automotive do Brasil LTDA” obter a licença prévia para a fabricação de produtos em Ponta Grossa. O documento detalha que se trata da ‘regularização’ das atividades da indústria após a reorganização econômica da ContiTech do Brasil, transferindo parte das atividades desempenhadas pela ContiTech para a nova empresa OESL.

Entre os produtos fabricados pela ‘nova empresa’ OESL em Ponta Grossa, a qual será vendida, estão buchas e coxins, circuitos de direção hidráulica e de ar-condicionado, mangueiras de borracha, peças usinadas de alumínio e tubulações para turbo.

Histórico

A Continental chegou a Ponta Grossa em 1998, quando instalou seu escritório na cidade. As operações da unidade fabril foram iniciadas em outubro 1999, e, portanto, completaram 25 anos em outubro de 2024. Ao longo desse período, a unidade se expandiu e modernizou, contando hoje com 11 linhas de produção. A empresa é uma das que mais emprega na cidade, gerando mais de 1,3 mil vagas de emprego diretas. Nos últimos dois anos, a fábrica recebeu um investimento da aproximadamente R$ 175 milhões para produzir correias transportadoras de cabo de aço para serviços pesados – ampliação que foi concluída há poucos meses. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE