Unimed e APAE capacitam PCDs para o mercado de trabalho
Quatorze alunos da APAE estão sendo contratados para integrar oficina de panificação
Publicado: 10/12/2024, 19:27
O projeto 'Inclusão com Propósito' é uma parceria entre a Unimed Ponta Grossa e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que nasce para atender a uma exigência legal e, ao mesmo tempo, responder à dificuldade de encontrar profissionais disponíveis na comunidade para serem contratados como PCDs (Pessoas com Deficiência).
Com base nos princípios cooperativistas, a Unimed decidiu fortalecer sua aproximação com a comunidade PCD, promovendo inclusão social, cumprindo integralmente a legislação e reafirmando seu compromisso com o papel social de contribuir para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A iniciativa utiliza a oficina de panificação como ferramenta de capacitação, oferecendo aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades profissionais, alcançar maior autonomia e se integrar socialmente de maneira significativa.
Na última terça-feira (3), foi realizada a integração com os alunos contratados e seus responsáveis, na Sede Administrativa da Unimed Ponta Grossa. Com o objetivo de gerar impacto social positivo, o projeto veio para valorizar as potencialidades dos participantes, estimulando sua independência e fortalecendo os laços entre a Unimed e a comunidade. Ao oferecer um ambiente inclusivo, a iniciativa destaca a importância da diversidade e do respeito às particularidades de cada pessoa.
João Felipe Lara Bueno, diretor administrativo-financeiro da Unimed Ponta Grossa, ressalta que "inicialmente, 14 alunos da APAE estão sendo contratados para integrar a oficina de panificação. Eles participarão de atividades como o preparo de massas, a embalagem de produtos e a organização do ambiente de trabalho, com tarefas ajustadas às suas capacidades individuais”. Os produtos confeccionados terão como destino a composição de kits de premiação interna e doações para instituições, reforçando o propósito social e sustentável da ação.
Nilo Nery Neto, gerente de Gestão de Pessoas da Unimed, destaca que “hoje nossos novos colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Unimed, esse momento marcou o início de uma jornada de aprendizado e crescimento, fortalecendo o compromisso da Unimed em oferecer um espaço acolhedor e inclusivo que respeita e valoriza as particularidades de cada indivíduo. Destaco que com essa iniciativa atendemos a lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, e ficamos ainda mais próximos da comunidade PCD que deve e merece ser inclusa".
Laerte Bittencourt Filho, presidente da APAE Ponta Grossa, ressaltou a importância de um projeto como esse. “Já contamos com parceiros muito valiosos, e este projeto está entre os mais significativos. O mais bonito e emocionante disso tudo é ver como ele impacta a vida das famílias e das crianças. É indescritível ver o orgulho que sentem ao perceberem que são capazes de trabalhar, contribuir e realizar. Isso mostra o quanto são valorizados e reconhecidos como pessoas capazes de superar desafios". Laertes destaca ainda que hoje a APAE conta com 59 alunos no trabalho protegido. “Isso é fruto da dedicação e colaboração de parceiros como a Unimed Ponta Grossa, esse tipo de iniciativa transforma vidas e reforça o potencial de cada uma dessas crianças. É realmente muito gratificante fazer parte disso".
Michelly Andrade da Rocha, mãe de Alexandre Padilha, participante do projeto, se emociona com o início do projeto. “Estou muito feliz com esse projeto. É emocionante ver as crianças tendo essa oportunidade. Como mãe, é algo que me toca profundamente, eu até choro de emoção. Aqui elas aprendem, se desenvolvem, sentem-se úteis. Meu filho está tão feliz. Antes, a gente nem imaginava que ele poderia trabalhar um dia, mas agora ele tem essa oportunidade e está crescendo com isso. Esse projeto está mostrando para ele – e para mim também – que ele é igual a todos, que tem potencial e que pode conquistar seus próprios sonhos. Só tenho a agradecer".
Para a Unimed Ponta Grossa, o projeto Inclusão com Propósito representa mais que um compromisso com a responsabilidade social - é um exemplo prático de como a valorização da diversidade pode transformar realidades. Ao promover a inclusão de pessoas com deficiência, a Unimed reafirma sua cultura de respeito e contribui para a construção de uma sociedade mais acolhedora e integrada.
Com informações: Assessoria de Imprensa.