Vestibular reúne candidatos com sonho da vaga na UEPG
A UEPG neste ano aplicou as provas nas cidades de Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Maringá
Publicado: 09/12/2024, 11:28
Caneta e documento em mãos. Os olhos procuram na lista o nome e o respectivo número da sala. Era o início de mais um Vestibular na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Realizado neste domingo (08), a edição de 2024 reuniu 6.443 candidatos em quatro cidades do Paraná. Todos com o mesmo sonho: uma das 1.171 vagas dos cursos da graduação.
Natã Vinícius estava de mochila nas costas e procurava o local da sua prova na Central de Salas. O olhar era atento e ele andava rápido. O motivo? Tinha chegado o grande dia, para o qual se preparava há mais de um ano. “Acordei era 4h da manhã, tomei café e peguei carona pra vir aqui, então só de chegar a tempo pra fazer a prova já é um grande presente pra mim”. Candidato para o curso de Ciências Contábeis, ele relata que a preparação demandou muita dedicação, já que ele também trabalha. “Dormi poucas horas para poder estudar, porque desde criança é meu sonho estudar na UEPG, mas estou calmo e bem preparado, espero conseguir passar”.
A UEPG neste ano aplicou as provas nas cidades de Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Maringá, com organização da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS). Nesta edição, um dado chamou a atenção: 192 candidatos solicitaram atendimento especial, destes, 88 em Ponta Grossa, número alto em comparação às edições anteriores. O tipo de atendimento que cada aluno vai receber depende do diagnóstico, condição, deficiência ou transtorno de desenvolvimento. Em alguns casos, as salas recebem apenas um candidato, que tem um tempo maior para a realização da prova. Todos do atendimento especial de Ponta Grossa, neste ano, realizaram as provas na UEPG Centro.
Pedro Augusto Fontoura Santiago da Silva foi um dos candidatos que teve seu direito garantido para realizar as provas. Como cadeirante, ele pôde acessar seu local de maneira fácil, já que a instituição investiu em obras de acessibilidade neste ano. “Está sendo uma experiência ótima, tudo ocorreu de maneira bem tranquila”, descreve. Pedro sonha em cursar Jornalismo. “Desde pequeno eu gosto de falar no microfone, gosto de câmera e do jornalismo em geral, mas sempre gostei mais da parte do jornalismo esportivo”. Pedro ainda ressaltou a alta expectativa de ser aluno da UEPG em 2025.
Mulheres grávidas e lactantes também podem solicitar atendimento especial no Vestibular. É o caso de Nathalia de Souza. Em busca da primeira graduação na UEPG, ela tenta uma vaga no curso de Pedagogia. “Eu gosto muito de me comunicar, de ensinar e também sou muito apegada com criança, então juntando essas coisas acho que será um curso que vai dar certo pra mim”, descreve. Nathalia cursou Veterinária por dois anos em outra instituição e acredita que agora encontrou a carreira que deseja, de fato, seguir. “Eu quero trabalhar com pessoas, ensinar, conversar e tudo mais, então meu objetivo é passar em Pedagogia”.
Não é apenas para os candidatos que o dia do Vestibular é especial. O evento marca a vida das famílias também. Em mensagem à CPS. Uma mãe escreveu: “Obrigada por tudo! Obrigada a cada um de vocês, que de forma superespecial, possibilitou a participação do Bernardo no Vestibular. Obrigada por mostrarem ao meu filho, de forma tão transparente e suave, o que a UEPG faz, quem a UEPG é! Gratidão!”.
Dias de muito trabalho - O chefe da CPS, Edson Marchinski, destaca a tranquilidade do dia de provas. “Tudo correu muito bem, foi muito tranquilo. O tempo colaborou, principalmente no período da manhã, em que não choveu nos momentos de abertura e fechamento dos portões”. A CPS publicou um comunicado aos candidatos, em que orientava a atenção aos trajetos, devido às chuvas e eventos externos nas cidades. Depois da orientação inicial e a aplicação das provas, vem a correção e a divulgação do resultado, previsto para 20 de dezembro. “Com o gabarito dos candidatos em mãos, nós fazemos todo o levantamento e já enviamos as redações para a banca. Eles vão trabalhar durante esta semana, e aí teremos um tempo para processar os resultados”, completa. Os gabaritos provisórios já estão disponíveis no site cps.uepg.br.
Durante a aplicação das provas, há também a atuação atenta dos fiscais de sala. Joel de Oliveira Correia Júnior estava como coordenador dos ficais na Central de Salas. “Nosso trabalho foi bastante intenso, porque são três etapas do Vestibular no mesmo dia, e a inspetoria aqui da Central de Salas é uma das maiores do Vestibular da UEPG”. Todo o processo ocorreu dentro da normalidade, segundo ele. E quando os candidatos terminam as provas? “Nós fazemos um termo de encerramento, colocamos em um malote lacrado com quatro testemunhas e encaminhamos para CPS, então a gente deseja uma boa sorte para esses candidatos e que logo eles estejam fazendo parte da comunidade acadêmica da UEPG”.
GALERIA DE FOTOS
Informações: UEPG