Grande volume de chuva causa alagamentos em Ponta Grossa
Em cerca de meio dia, choveu quase um terço do que é esperado para todo o mês de dezembro em Ponta Grossa, causando alagamentos e transtornos. Rajadas de vento também causaram destelhamentos
Publicado: 07/12/2024, 14:37
A forte chuva que atingiu a cidade de Ponta Grossa, entre o final da manhã e o início da tarde deste sábado (7) causou alagamentos, destelhamentos e transtorno para parte da população da cidade. Há inúmeros relatos de problemas, nos mais diversos bairros da cidade, inclusive alguns já retratados pelo Portal aRede neste sábado, como alagamentos na região do Gralha Azul e o transbordamento do Arroio da Ronda, na BR-376.
Tudo isso foi causado por um grande volume de chuvas que caiu na cidade nas últimas horas. De acordo com o Simepar, apenas neste sábado, até às 12h45, foram registrados 42 milímetros de chuva. Isso equivale a quase um terço do que a média de todo o mês de dezembro, historicamente em 142 milímetros na cidade. O detalhe é que no período de uma hora, das 11h até o meio-dia, choveu 18 milímetros, o que ocasionou transbordamentos e o sistema de drenagem não deu conta de todo o volume de água.
Com isso, houve o registro de ruas tomadas pela enxurrada, ruas alagadas, assim como as áreas mais baixas. O Portal aRede recebeu um vídeo da trincheira do Los Angeles alagada, com um alto volume de água, quase inviabilizando a passagem de carros no local.
A chuva veio acompanhada de fortes ventos, alcançando rajadas de quase 50 quilômetros por hora, também segundo informações do Simepar. Isso ocasionou destelhamentos: o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado no início desta tarde sobre um destelhamento na rua Tenente Pinto Duarte, localizada no Centro de Ponta Grossa, onde prestou atendimento.
As chuvas, porém, devem continuar pelas próximas horas, seguindo até amanhã, domingo (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de grande perigo por acumulado de chuva para Ponta Grossa e toda a região dos Campos Gerais, que segue até às 23h59 de amanhã. Conforme o INMET, há previsão de chuvas superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm ao longo do dia, representando um grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas urbanas com histórico de tais ocorrências.