PG é 36º município do Brasil com melhor qualidade de vida
Ranking nacional coloca a cidade empatada com Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro; áreas como Educação, Saúde, Segurança e Saneamento foram avaliadas
Publicado: 31/10/2024, 18:43
Estudo da consultoria Macroplan Analytics, divulgado nesta quinta-feira (31), coloca Ponta Grossa como o 36º município com melhor qualidade de vida no Brasil – a cidade está empatada com Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. O estudo ‘Desafios da Gestão Municipal 2024’ considera indicadores como Educação, Saúde, Segurança e Saneamento.
Apesar de representarem 1,8% dos municípios brasileiros, os 100 avaliados concentram 78,3 milhões de habitantes – 38,6% da população brasileira – e 44,2% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), somando R$ 4 trilhões. Por área, em Educação, Ponta Grossa está na 39ª posição; em Saúde na 49ª colocação; em Segurança na 79ª posição; e em Saneamento na 14ª colocação.
Na área da Educação, o levantamento aponta as notas conquistadas pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além da taxa de matrículas em creches e na pré-escola. No Ideb do Ensino Fundamental I de 2023, por exemplo, o ranking destaca que Ponta Grossa teve uma “nota maior que a média dos 100 maiores municípios do País analisados”.
Já na área da Saúde, o estudo analisa a taxa de mortalidade infantil, proporção de nascidos vivos com sete ou mais consultas pré-natal, cobertura das equipes de atenção básica e taxa de mortalidade prematura por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Sobre o atendimento na atenção básica, “Ponta Grossa alcançou 80,1% em 2023, taxa maior que a média dos 100 maiores municípios”.
No que diz respeito à Segurança, o ranking aponta dados sobre homicídios e óbitos no trânsito. Entre os levantamentos, este é o que Ponta Grossa está pior ranqueada. Os números analisados de 2022, por exemplo, colocam que o Município teve uma taxa de homicídios maior que a média dos 100 maiores municípios analisados – mais de 90% dos óbitos foram de homens.
Por fim, na área de Saneamento, Ponta Grossa ganha destaque no ‘Desafios da Gestão Municipal 2024’. São analisados dados sobre coleta de resíduos domiciliares, abastecimento de água, atendimento de esgoto, tratamento de esgoto e índice de perda de água. O ranking coloca o Município como tendo 100% de atendimento de esgoto e abastecimento de água.
Os dados completos do ranking estão disponíveis clicando aqui.
PARANÁ – O estado também aparece em destaque no ranking nacional. Entre os dez melhores municípios estão Maringá (1º), Curitiba (5º) e Cascavel (6º). Ainda no levantamento geral, o Paraná conta com mais quatro cidades entre as 100 melhores para se viver: Londrina (18º); São José dos Pinhais (19º); Foz do Iguaçu (36º) e Ponta Grossa (36º).
O estudo traz uma análise evolutiva aos gestores públicos, que podem comparar seus dados com outras edições do ranking e também com as demais cidades analisadas.