Dia das Crianças deve elevar movimento nas lojas a partir desta quinta
Lojistas preveem grande fluxo de clientes em busca de presentes; brinquedos devem ser os preferidos
Publicado: 10/10/2024, 09:00
Os lojistas em Ponta Grossa preveem um aumento significativo no movimento de consumidores nas lojas a partir desta quinta-feira (10), véspera do Dia das Crianças. Os pais que ainda não compraram os presentes podem acabar enfrentado aglomeração no comércio.
Para o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), José Carlos Loureiro Neto, o momento tem sido de pesquisa de presentes e preços, porém, a partir desta quinta-feira o comércio deverá registrar vendas maiores.
O diretor de Comércio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Heraldo da Luz, observa que parte dos pais compraram durante a semana, sendo que os últimos dias têm sido de pesquisa, devendo as vendas acontecer nas lojas físicas às vésperas deste feriado.
E a data comemorativa anima os empresários, uma vez que a previsão é de aumento nas vendas em relação ao mesmo período de 2023, “mas este aumento deve ser tímido em virtude do momento econômico e da concorrência com a internet que movimenta o valor expressivo, porém ainda para o Dia das Crianças a loja física é a preferida”, observa Heraldo.
O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), José Carlos Loureiro Neto, acredita que o incremento nas vendas será de aproximadamente 6,6% em relação ao ano passado. O acréscimo nas lojas físicas só não será maior por conta das compras pela internet.
BRINQUEDOS – Atento aos que os pais estão buscando nas lojas, Heraldo observa que os brinquedos lideram o desejo de compra, seguido de roupas, calçados, eletrônicos e artigos esportivos.
Por outro lado, ele comenta que os consumidores estão cautelosos em relação aos gastos. “Segundo a pesquisa da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) o valor médio de compra no Estado é de R$ 186,11, porém Ponta Grossa tem a melhor média do Paraná que é de R$ 191,53 por presente”, diz Heraldo.
HORÁRIO – Loureiro observa que boa parte das lojas de rua deverão abrir neste sábado (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e Dia das Crianças.