Astrônomo de PG registra imagem de cometa
Atualmente, o cometa se encontra no ponto mais próximo do Sol
Publicado: 09/10/2024, 11:53
Um cometa chamado C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) foi descoberto em 9 de janeiro de 2023 por uma equipe da China e, posteriormente, em fevereiro de 2023, por um projeto de observação na África do Sul. Inicialmente, ele parecia um asteroide comum, mas em dezembro de 2022, astrônomos dos Estados Unidos notaram sinais de atividade cometária. Outros observatórios confirmaram essa característica em fevereiro de 2023, incluindo o Observatório Brasileiro SONEAR, em Minas Gerais.
Os primeiros cálculos indicavam que o cometa seria brilhante, chegando a magnitude 1 a 3. Com a aproximação do cometa com o sol, as previsões se mostraram corretas e, em setembro, já era possível vê-lo a olho nu pouco antes do nascer do sol.
Membros da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA), como Maurício José Kaczmarech, Leonardo Rataieski Soares e Sérgio Carbonar, além do pesquisador independente Marcelo Kaczmarech, fizeram observações e registraram imagens do cometa, na cidade de Ponta Grossa.
Atualmente, o cometa se encontra no periélio, ou seja, no ponto mais próximo do Sol, com brilho entre as magnitudes 4 a 5, sendo possível vê-lo durante o dia. Já existem imagens diurnas do cometa feitas por astrônomos amadores brasileiros e de outros países, mas, em Ponta Grossa, as condições meteorológicas ainda não permitiram observá-lo durante o dia. A previsão indica que no domingo haverá céu parcialmente nublado, o que pode favorecer a observação do cometa, pois as nuvens ajudam de certa forma ofuscar um pouco o brilho do sol.
Das assessorias