Histórico debate do Grupo aRede alcança mais de 150 mil pessoas
Todos os candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa participaram do último debate realizado no município, na noite de quinta-feira (3), no estúdio do Grupo aRede
Publicado: 04/10/2024, 20:06
O Grupo aRede realizou, na noite de quinta-feira (3), o último debate entre os postulantes à Prefeitura de Ponta Grossa. Todos os cinco candidatos ao Executivo Municipal estiveram presentes em um debate dividido em seis blocos, realizado no estúdio do Grupo aRede, em sua sede. O evento, que teve início às 20h15, foi marcado por grande audiência, alcançando picos simultâneos de aproximadamente 15 mil pessoas no período da transmissão, somados os públicos que acessaram diretamente o Portal aRede e as redes sociais que também tiveram a transmissão – o Facebook e o YouTube.
As propostas de Aliel Machado (PV), Elizabeth Schmidt (União), Mabel Canto (PSDB), Magno Zanellato (Novo) e Marcelo Rangel (PSD) foram vistas por uma representativa parte do eleitorado ponta-grossense, como destaca Eloir Rodrigues, diretor do Grupo aRede. “O debate foi um sucesso. Fico muito feliz com os resultados que conseguimos: seguramente, mais de 150 mil pessoas foram impactadas pela live”, resume. Isso acontece porque, além da audiência confirmada de mais de 80 mil acessos, muitos se reuniram para assistir o debate, e em diversos casos, uma família com duas ou mais pessoas acessa apenas um dispositivo.
Os números comprovam a grande relevância do debate, que gerou muita repercussão, tanto na hora que o evento acontecia, quanto depois, pela facilidade de assistir onde quiser e na hora que quiser. Somente no Portal aRede, na transmissão ao vivo do debate, foram mais de cinco mil acessos simultâneos, superando 30 mil acessos. O relatório do Google Analytics revela que o Portal teve 86 mil usuários únicos e 232 mil visualizações de página no dia.
Nas redes sociais, no YouTube, durante a transmissão, foram 20,8 mil visualizações, com pico de 7 mil simultâneos. Esse vídeo teve 22,3 mil comentários e 18,6 mil reações no período ‘ao vivo’, somando mais de 12 mil horas assistidas. No início da tarde desta sexta-feira (4), mais de 24 mil acessos foram registrados. Já o Facebook alcançou picos com mais de 2,3 mil pessoas assistindo simultaneamente, alcançando 23,5 mil pessoas. Nessa rede social, foram 18,4 mil comentários e 3,2 mil reações. Na noite desta sexta (4), o número de visualizações chegou a 55 mil.
Ao analisar esses números, Eloir Rodrigues faz um balanço positivo dos resultados, destacando o relevante papel do Grupo aRede para a democracia municipal, com grande credibilidade.
"Com isso, o Grupo aRede exerce seu papel de veículo de comunicação, permitindo que a população tenha acesso às propostas dos seus candidatos, conheça melhor o histórico de cada um deles, e com base nessas informações, possa tomar a decisão do próximo domingo. E a importância do momento também, porque foi o último debate permitido dentro do prazo que a Justiça Eleitoral determina”"
AUTORIDADES - O diretor do Grupo aRede lembra também que autoridades e apoiadores dos grupos políticos estiveram presentes na sede do Portal aRede, acompanhando o debate, assim como houve a presença de forças de segurança para prestar apoio, de seguranças, de parceiros e de outros veículos de comunicação. Advogados do escritório João Paulo Nascimento acompanharam o debate e fizeram as análises de pedidos de direitos de resposta. “O balanço é bem positivo. Desde internamente, por parte da equipe, que foi um trabalho que desenvolvemos por várias semanas, de preparação, de montagem de toda uma estrutura, de equipamentos, de ambiente, de pessoas. Um evento desse porte envolve muitos detalhes, mas que, felizmente, ocorreu tudo conforme gostaríamos que acontecesse, tudo dentro do planejado”, avalia Rodrigues.
AVALIAÇÃO
Todos os candidatos fizeram uma avaliação positiva do debate. Aliel Machado (PV) disse que pôde destacar pontos importantes de sua candidatura para a população no debate do Grupo aRede. “Foi uma oportunidade muito positiva que o Portal aRede deu aos ponta-grossenses e a nós, candidatos. A gente sempre reclama quando o debate é meio amarrado; a gente quer responder algumas perguntas que não vêm, a gente quer fazer outras e não tem oportunidade. Mas o debate foi bom, o debate foi franco; pudemos colocar questões para as pessoas refletirem. Eu acredito muito que as pessoas fazem uma reflexão”, analisou.
A atual prefeita, Elizabeth Schmidt (União), também destacou a iniciativa como relevante, para esclarecer pontos à população. “Para todos vocês que acompanharam o debate, foi uma experiência positiva, interessante para que a gente pudesse mostrar a verdade (...). Eu esclareci, por todo esse período, para todas as pessoas, o que era mentira e o que era verdade, porque a nossa coligação é a Força da Verdade. Eu não minto nunca, não vai ser com essa idade que vou começar a mentir - e a participação aqui foi boa porque eu pude contar a verdade”, disse.
Mabel Canto (PSDB) avaliou que o evento permitiu a apresentação de propostas, mostrando que todas elas são possíveis de serem realizadas. “Foi um debate que eu apresentei propostas, expliquei algumas das ideias que nós temos para Ponta Grossa, o planejamento que nós fizemos. Por exemplo, o Hospital 26 de Outubro, que é tão criticado, infelizmente, por um candidato. Hoje [quinta-feira] nós pudemos expor o que é que nós vamos fazer, que dá para fazer sim. Aliás, no nosso plano de governo, todas as propostas são realizáveis”, assegurou a candidata.
Já o candidato Magno Zanellato (Novo) afirmou que o debate foi ‘quente’, bastante acirrado por ambas as partes, mas positivo para ele apresentar as suas ideias. “Como nós tivemos poucas oportunidades em tempos de rádio e de televisão, essa aqui foi uma grande oportunidade. O pouco da mensagem que a gente consegue passar, evidentemente pelo tempo, pela quantidade de candidatos, não dá para abordar todos os assuntos, mas o que a gente conseguiu explanar, em todas as vezes, é o suficiente para a gente convencer o nosso eleitor. Então eu acredito que o saldo é sempre positivo para mim”.
Por fim, o ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD) também parabenizou a iniciativa do Portal aRede, ao poder apresentar suas principais propostas para os ponta-grossenses “Eu gostei do debate. Eu já imaginava que eu seria o mais atacado pelos três outros candidatos por conta do andamento da campanha e também das pesquisas (...). E como eu gostei dos debates, principalmente [nos assuntos] relativos à saúde, porque ficaram muito claras todas as propostas na saúde. A nossa proposta é fazer aquilo que funcionava na nossa época de uma maneira mais efetiva, e uma mudança, principalmente na gestão de saúde”.