Evento apresenta soluções tecnológicas para o comércio em PG
A iniciativa contou com a participação de 70 alunos do programa Jovem Aprendiz, da Faculdade Senac
Publicado: 04/10/2024, 17:20
O escritório do Sebrae/PR em Ponta Grossa foi palco, na quarta-feira (02), do Ideathon do Inova Comércio, realizado pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR e Senac PR, em parceria com o Sindilojas. A iniciativa contou com a participação de 70 alunos do programa Jovem Aprendiz, da Faculdade Senac, responsáveis por desenvolveram soluções para os problemas apontados por empresários do comércio local. Ao todo 12 soluções para o setor foram desenvolvidas e apresentadas para uma banca, sendo que os três primeiros colocados foram premiados e receberão acompanhamento especializado.
A consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, diz que os participantes do projeto são alunos da aprendizagem continuada da Faculdade Senac, o que permitiu trabalhar junto a esse público habilidades voltadas ao empreendedorismo. O Sindilojas, parceiro do projeto, foi o responsável por levantar as dores dos empresários.
“O Inova Comércio foi desenvolvido para apresentar a inovação e o empreendedorismo aos jovens participantes, capacitá-los para pensar em soluções inovadoras para os problemas levantados e para que enxergassem que eles têm habilidades para criar algo que pudesse ajudar no comércio ponta-grossense. O Sindilojas apresentou problemas referentes à gestão de pessoas, marketing, vendas on-line, entre outros, e os alunos, as soluções tecnológicas. Nós plantamos uma sementinha de incentivo ao empreendedorismo”, comenta a consultora.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt enfatiza que o presidente da Federação, Darci Piana, sempre priorizou a formação profissional conectada à inovação. Ele explica que, ao formatar o projeto em parceria com o Sebrae/PR, a intenção era a de ajudar os jovens a compreenderem a importância da eficiência no varejo, especialmente em um cenário que mudou após a pandemia, incluindo o crescimento do comércio eletrônico e da inteligência artificial.
“Além de Ponta Grossa, a iniciativa também foi realizada em Campo Mourão, Curitiba, Maringá e Pato Branco. Estamos satisfeitos com o resultado. Vamos fazer uma avaliação para ver o que será o padrão do projeto, o que pode ser aprimorado e o que é característico de cada região”, explica.
O estudante Carlos Eduardo Peres Gouveia, líder da equipe vencedora "Loop Experience", explica que a solução tem um conceito focado na qualificação e na criação de um espaço colaborativo para que empresas troquem soluções.
“Foi uma experiência que nos rendeu bastante aprendizado. Toda a equipe estava bastante empolgada e se debruçou em apresentar uma solução para o problema da qualificação”, pontua.
A gerente executiva da Faculdade Senac de Ponta Grossa, Meri Messias Teixeira, acredita que a visão dos estudantes pode contribuir significativamente com o comércio local.
“Nossos alunos passam muito tempo dentro das empresas que são nossos contribuintes. Com o programa, eles puderam trazer soluções simples, mas inovadoras, e que podem contribuir coma rentabilidade e competitividade dos negócios locais”, reforça.
O presidente do Sindilojas, José Loureiro reconhece o valor das ideias geradas e a necessidade de manter ações como essa para potencializar as inovações propostas pelos jovens.
“O Ideathon não apenas promoveu a criatividade, mas também estimulou a visão empreendedora entre os participantes, preparando-os para os desafios do mercado”, frisa.
Com informações da assessoria de imprensa.