Candidatos ficam livres para debater sobre tema livre no quinto bloco
Propostas são questionadas pelos candidatos, em bloco que teve tema livre. Aliel Machado fez questionamentos a Mabel Canto e Elizabeth Schmidt escolheu Marcelo Rangel para debater
Publicado: 03/10/2024, 22:55
O quinto bloco do debate do Portal aRede teve tema livre, para que os candidatos pudessem escolher os quais assuntos achassem os mais interessantes, para debater com os candidatos de interesse.
O primeiro sorteado foi o candidato Doutor Magno, que questionou Aliel Machado sobre quem é o seu suplente e de onde ele é, caso Aliel seja eleito prefeito de Ponta Grossa. Aliel rebateu que é uma professora de Londrina, mas disse que, aos que têm receio de votar nele, com medo de perder representatividade, que isso não vai acontecer, porque as emendas parlamentares são definidas no final do ano. E que ele irá organizar essas emendas de 2025 e que a cidade não será prejudicada. E disse que os recursos mais volumosos são do Governo Federal.
Aliel Machado então escolheu Mabel Canto para responder seus questionamentos. Aliel disse que o maior problema de Ponta Grossa hoje é da saúde. E disse que uma das propostas dela é fazer um hospital em um prédio que é tombado, e que no local previsto para fazer uma nova ala, tem uma capela tombada. Ele pediu esclarecimentos sobre isso. Mabel disse que como deputada trouxe vários recursos para hospitais. E assegurou que o novo hospital é necessário, e que a capela ficará no lugar que tá, que uma reforma será feita no local (26 de Outubro).
Em sua vez de perguntar, Mabel Canto escolheu a atual prefeita, Elizabeth Schmidt. A deputada estadual destacou o protagonismo feminino e perguntou para Elizabeth sobre quais ações e programas que ela pretende implementar na gestão, se eleita. Elizabeth destacou que está prestes de ser inaugurada uma nova Casa da Mulher, onde serviços estarão integrados para atender a quem precisa de todo apoio e proteção. Na área da saúde da mulher, Elizabeth disse que Ponta Grossa é a primeira cidade do Brasil a ter laserterapia para a mama das mulheres.
A prefeita escolheu Marcelo Rangel para responder seu questionamento. Ela perguntou sobre qual seria a sua ideia com relação a Controladoria Geral do Município; sobre quais serão as funções da Controladoria no mandato dele. Ele disse que seria fazer como o Estado do Paraná: ter respeito e responsabilidade com o desenvolvimento econômico da cidade.
Restou a Rangel fazer seu questionamento ao Doutor Magno. Rangel falou sobre a extensão de horários de creches e programas para neurodivergentes, e questionou Dr. Magno sobre esses temas. Magno disse que notou problemas nos horários das creches na cidade, que funcionam das 9h às 17h, e que há mães que trabalham a partir das 7h ou que saem do trabalho às 19h. Ele falou sobre a possibilidade da realização de uma parceria público-privada, para que as empresas do distrito industrial pudessem abrir uma creche. E destacou a necessidade de atenção maior a crianças com neurodivergência, como com autismo, TDAH, entre outros.