Temas sorteados pautam 3º bloco do debate do Portal aRede
Entre os temas sorteados, que foram debatidos pelos candidatos, estiveram ‘Turismo e Meio Ambiente’, ‘ Transporte Coletivo’, ‘Infraestrutura’, ‘Assistência Social’, e ‘Cultura e Lazer’
Publicado: 03/10/2024, 21:42
O terceiro bloco do debate do Portal aRede foi com tema sorteado. O primeiro candidato também foi sorteado, e, na sequência, quem foi escolhido para responder, poderia questionar quem não foi perguntado.
Aliel foi o primeiro sorteado novamente, e o tema sorteado foi ‘Turismo e Meio Ambiente’. Ele escolheu Mabel Canto para responder. Em sua pergunta, ele mencionou o grande potencial turístico da região e a oportunidade gerada pelo Parque Nacional dos Campos Gerais, mencionando uma proposta de descarbonização. E questionou sobre crédito de carbono. Mabel afirmou que é necessário adotar ações que incentivem empresários a tomarem medidas de sustentabilidade, mencionando benefícios a empresas que adotarem carros elétricos e possibilidade da utilização de placas fotovoltaicas pela prefeitura.
Para a segunda pergunta, o sorteio do tema foi feito, que foi “Transporte Coletivo”. Mabel então escolheu Elizabeth para responder. Mabel mencionou problemas com o transporte coletivo, inclusive retirada de linhas e de cobradores. Mabel questionou se Elizabeth iria reavaliar essas situações. Elizabeth reforçou que o sistema de transporte coletivo é uma ‘pedra no sapato’ dos prefeitos há muito tempo. E mencionou o novo edital, afirmando que foi colocado no novo edital o que a população quer.
O terceiro tema sorteado foi ‘Infraestrutura’, e Elizabeth escolheu Marcelo Rangel para responder. Ela questionou Rangel sobre quanto que ele trouxe de asfalto para a cidade com as emendas dele. Ele disse que o Governo do Estado auxiliou o município com R$ 73 milhões, e que emendas foram dedicadas para a saúde.
A “Assistência Social” foi o quarto tema sorteado, e o escolhido para o questionamento foi o Dr. Magno. Rangel mencionou a Prolar e a violência da cidade, afirmando que programas sociais foram cortados na atual gestão. Ele então questionou a proposta de Magno principalmente para moradores de rua. Doutor Magno mencionou as inúmeras entidades que fazem apoio às pessoas necessitadas, mas disse que a maior assistência social é o emprego, dizendo que as pessoas precisam de oportunidades.
O último questionamento do bloco, com tema sorteado, foi sobre “Cultura e Lazer”. Magno perguntou a Aliel sobre o que ele faria diferente, em relação ao que se tem hoje, em relação a aumentar os incentivos à cultura. Aliel afirmou que é preciso descentralizar os serviços. Fazer com que os ‘fazedores’ de cultura cheguem até os bairros, dando mais oportunidades, de modo que a cultura seja utilizada como ‘prevenção’.