Voluntários da Sanepar realizarão ações de limpeza em PG | aRede
PUBLICIDADE

Voluntários da Sanepar realizarão ações de limpeza em PG

Atividades fazem parte do 'Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias'

Ações de limpeza estão acontecendo em 20 cidades paranaenses
Ações de limpeza estão acontecendo em 20 cidades paranaenses -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mutirões de limpeza e plantios de árvores nativas marcaram as atividades da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) do 'Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias', no último sábado (21). Neste ano, cerca de 300 voluntários da Companhia, mobilizados pelo 'Programa de Voluntariado Corporativo', estão com ações em 20 cidades paranaenses - Ponta Grossa receberá as atividades em 28 de setembro.

As ações ligadas ao 'Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias' iniciaram em 14 de setembro, em Paranavaí e em Maringá. No dia 21, elas ocorreram em Apucarana, Arapongas, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaratuba, Jacarezinho, Londrina, Matinhos, Medianeira, Pato Branco, Pontal do Paraná, União da Vitória e Umuarama. Em 28 de setembro, devem ser realizadas em Campo Mourão e em Ponta Grossa.

Em Curitiba, o trabalho se concentrou no mutirão de limpeza do Rio Atuba, no Parque Linear do Cajuru, no dia 21. Entre diversos tipos de entulhos e resíduos, foram retirados 1,9 mil quilos de lixo, encaminhados pela Prefeitura para aterro sanitário. Próximo às margens do Atuba, foram plantadas 80 mudas de árvores nativas.

Além da Sanepar e do Sesc Água Verde, atuaram naquela atividade como parceiros a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Defesa Civil, Paraná Lixo Zero, Instituto Sea Shepherd Brasil, Rotary Club, Grupo Escoteiro Santos Dumont e Consulado Honorário da Finlândia em Curitiba.

EXEMPLO – Entre os voluntários, Cícero, Miguel e Daniel chamavam a atenção. Filhos de saneparianos e com idades entre 4 e 7 anos, os três estavam participando pela primeira vez das ações do 'Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias' e davam exemplo de envolvimento. “Eu os trouxe para que eles possam vivenciar essa experiência de limpeza dos rios ligada à sustentabilidade, para aprender que existe a poluição, mas que podemos fazer a nossa parte”, conta Janaína Costa, pesquisadora da Sanepar há 18 anos e mãe de Cícero e de Miguel.

Rafael Leite, pai de Daniel, também trouxe o filho para que pudesse conhecer a ação. “Acho que a importância dessas ações que envolvem a proteção do meio ambiente está nas gerações futuras, em plantar essa semente para que eles também ajudem na preservação ambiental”, diz ele, que é empregado da Sanepar há 23 anos.

DIA MUNDIAL – Segundo o Serviço Social do Comércio (Sesc), que iniciou a organização dos eventos no Estado, em parceria com outras instituições, o 'Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias' conta com a participação de 1,2 mil cidades no Brasil e com ações de voluntários em 200 países no mundo. O objetivo é mobilizar as comunidades em mutirões de limpeza e reforçar a importância das ações individuais na conservação desses ambientes.

SANEPAR – A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, voltando-se principalmente ao 'Objetivo 14', que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, protegendo as diferentes formas de vida na água. Para a Sanepar, a atividade também reflete seus compromissos com os princípios ASG, políticas e normas internas e compromissos públicos, como o Pacto Global.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE