Guardas de PG realizam treinamento com a Polícia Científica
Objetivo da instrução é orientar equipes da GCM sobre procedimentos relacionados à segurança de locais de crime
Publicado: 19/09/2024, 15:26
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), iniciou, nesta semana, um treinamento voltado à orientação dos guardas civis municipais em relação à segurança de locais de crime e a identificação de adulterações em veículos. O curso tem como principal objetivo ampliar os conhecimentos dos agentes sobre como proceder no intuito de preservar provas e identificar situações suspeitas, contribuindo assim para o processo de investigação realizado pelos órgãos competentes e, em última instância, no auxílio aos investigadores e peritos para a elucidação de crimes como homicídios, assaltos, roubos, entre outros delitos.
A instrução é realizada pelo perito criminal da Polícia Científica do Paraná, Augusto Pasqualini. De acordo com Pasqualini, a ação é fruto da integração entre as forças de segurança que atuam em Ponta Grossa.
“Esse treinamento, ele é fruto da integração entre as forças que tem aqui em Ponta Grossa. [...] O local do crime é o momento onde a gente acaba se encontrando, então, o trabalho de todos os agentes da segurança pública acaba se juntando. E nesse momento do crime, a gente não consegue trocar informações, trocar experiências e discutir sobre técnicas. Então a gente privilegia momentos como esse, que é um treinamento, que é um momento que a gente pode trocar alguns conhecimentos, passar algumas técnicas, passar algumas informações que colaboram com a Polícia Científica e com a investigação como um todo”, explica.
Sobre as ações de identificação veicular, o perito destaca que não se trata de ensinar os agentes da GCM a procederem com perícias veiculares, mas repassar conhecimentos que possam auxiliar as equipes na verificação de possíveis adulterações criminosas relacionadas aos automóveis como, por exemplo, a adulteração ou regravação de sinais identificadores, troca de placas, de motores, entre outros.
GALERIA DE FOTOS
“Conhecendo como que é o nosso trabalho, quais são as técnicas, eles podem, numa abordagem corriqueira, analisar o veículo e levantar alguma suspeita e aí, na sequência, passar essa situação para a Polícia Civil e também para a Polícia Científica, para daí poder fazer realmente um trabalho de perícia em cima disso”, completa Pasqualini.
Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública, o objetivo da instituição é que todos os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que atuam nas ruas passem pelo treinamento, proporcionado assim o fortalecimento da capacidade técnica das equipes e promovendo uma integração ainda maior com as demais forças de segurança que atuam no Município.
Com informações: Assessoria de Imprensa.