Diocese de PG anuncia novo assessor da Catequese | aRede
PUBLICIDADE

Diocese de PG anuncia novo assessor da Catequese

Padre Wagner Oliveira da Silva foi anunciado durante a segunda etapa da Escola Catequética, como assessor eclesiástico da pastoral

A definição do nome de padre Wagner ocorreu na reunião dos padres diocesanos
A definição do nome de padre Wagner ocorreu na reunião dos padres diocesanos -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A equipe da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética de toda a Diocese ganhou um reforço. Padre Wagner Oliveira da Silva foi anunciado durante a segunda etapa da Escola Catequética, como assessor eclesiástico da pastoral. Depois de muitos anos sem assessoria, os catequistas receberam esse “presente” do bispo Dom Bruno Elizeu Versari, que participou da programação na manhã de sábado (14).  A definição do nome de padre Wagner ocorreu na reunião dos padres diocesanos, realizada no início do mês de setembro. A Escola Catequética foi o primeiro momento formativo depois disso. Aproveitou-se, então, para divulgar a notícia.

“Foi um super presente. Um padre para assessorar será muito bom porque fará um elo com o clero. Ter um padre assessorando a caminhada da Catequese é fundamental. Vai ajudar na reflexão e construção dos diversos projetos envolvendo a Catequese”, comenta a coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento. Cabe ao assessor diocesano de Catequese “ser mediador entre coordenação diocesana, clero e organismos, dar vitalidade à mística  da Catequese na vida eclesial, fortalecendo a identidade do discípulo, fomentar a formação diocesana, setorial e paroquial dos catequistas, a partir dos vários documentos da Igreja; zelar para que o planejamento catequético esteja integrado ao plano diocesano de ação evangelizadora e em sintonia com a caminhada nacional e regional; impulsionar o trabalho catequético na Diocese, suscitando inovação e motivação com competência e criatividade, e, interpretar os novos desafios para a Catequese e discernir caminhos”, registra um documento elaborado pelo Regional Sul 2.

“Muito importante ter uma pessoa para a assessoria da Catequese. O padre Wagner é nota 10. Eu entendo que vai nos ajudar muito”, avalia Valdete Schoab, coordenadora de Catequese na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati. “Muito bom ter um assessor, uma pessoa dinâmica, alegre, jovem, que entenda os jovens, as crianças, os pais. Padre Wagner é maravilhoso. Espero que permaneça na função por muito tempo”, afirma Luciano Farias, catequista e um dos três coordenadores da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.    

ESCOLA - A Escola Catequética aconteceu no sábado e domingo, com 130 participantes, representantes de 39 paróquias. A formação abordou as dimensões do ‘ser’ e do ‘saber’ do catequista, falando da espiritualidade do catequista, ‘Maria, modelo de catequista’, O Creio/profissão de fé, conduzidas por padre Wagner. A dimensão do ‘saber fazer’ teve a participação do seminarista Jefferson Sanchez e equipe Diocesana – ‘A comunicação na Catequese’. Padre Joel Nalepa, presidiu a missa no domingo, refletindo sobre a alegria, presente na liturgia da padroeira da Diocese, a Mãe da Divina Graça’.

“A presença de Dom Bruno no sábado pela manhã foi uma presença muito importante, uma expressão de apoio aos catequistas. Para nós foi uma imensa alegria”, ressalta Flávia, contando que Dom Bruno fez uma dinâmica e falou cerca de uma hora com os participantes. “O bispo disse que no espaço onde Deus confia a eles essa missão de estar na Catequese eles devem estar em sintonia com a Igreja, conhecer a vida do catequizando, a família, cada um deles, saber o aniversário, dar testemunho, ir à missa, dar exemplo, têm que estar presentes na vida da comunidade e estar bem inteirados sobre o processo da Iniciação à Vida Cristã. Tentou animar, com palavras de coragem, deu seu apoio, deixou claro que ele está caminhando junto. Pediu que os catequistas ajudem os catequizandos a se encantar com Jesus, amar Jesus”, frisa a coordenadora.

Dom Bruno deixou um espaço aberto para perguntas. E os catequistas fizeram várias perguntas. “Foi um momento bem rico, bem importante, muito bom a presença dele”, acrescenta Flávia. Os catequistas também gostaram. “Foi ótima a dinâmica. Pareceu que ele chegou com vontade, demonstrou isso. Muito legal ele ter ido ao encontro. Isso significa que valoriza a Catequese.”, afirma Luciano Farias. “Foi muito boa a impressão. É gratificante para nossa Catequese ter um bispo que nos valoriza”, acrescenta Valdete Schoab.

A Escola Catequética teve a sua primeira etapa realizada em junho.

O novo assessor eclesiástico tem uma ligação antiga com a Catequese.
O novo assessor eclesiástico tem uma ligação antiga com a Catequese. |  Foto: Divulgação.
 

ASSESSOR - O novo assessor eclesiástico tem uma ligação antiga com a Catequese. “Na minha adolescência, quando eu tinha apenas 12 anos de idade, assumi uma turma de Catequese na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Socomim, em Telêmaco Borba. Ali começou o meu amor pela Catequese. Tempos depois, já no Seminário Redentorista, acompanhei uma turma de Catequese na Paróquia São José, em Ponta Grossa. Alguns anos depois, próximo ao final da formação, como seminarista diocesano, tive a oportunidade de fazer parte da equipe diocesana de Animação Bíblico Catequética. Isso tudo me despertou um intenso amor pela Catequese e o desejo até mesmo de aprofundar-me nesse tema”, relata padre Wagner.

O assessor conta que, hoje, além da dissertação do mestrado em Direito Canônico, que trabalha o tema da Educação Cristã na perspectiva da Catequese, está cursando uma pós-graduação em Catequese Bíblico-Pastoral. “Depois de muitos anos sem assessor eclesiástico, Dom Bruno nomeou-me para a Catequese. Acolhi essa missão com alegria e temor, pois, sei o quanto a Catequese é fundamental na vida da Igreja. Estou confiante de que a nossa Catequese diocesana continuará sendo referência em nosso Regional Sul II e para toda a Igreja do Brasil. O que me anima é perceber que terei comigo duas pessoas que amam profundamente a Catequese: Dom Bruno e Flávia. Ambos têm uma belíssima caminhada”.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE