Prédio do CEEP-PG é destruído e terreno terá nova escola estadual
A informação foi confirmada pelo Núcleo Regional de Educação à reportagem do Portal aRede
Publicado: 17/09/2024, 15:38
Uma nova unidade será construída no lugar do antigo Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP-PG), conforme o Núcleo Regional de Educação (NRE). O planejamento para um novo prédio terá início após o processo de demolição da antiga estrutura ser finalizada.
O jornalismo do Portal aRede apurou que a tendência é que a nova estrutura siga os projetos das unidades novas de outros CEEPs do Paraná, embora isto ainda não seja uma certeza, existe essa especulação.
A demolição da antiga estrutura do CEEP iniciou na última sexta-feira (13). A previsão de conclusão do serviço de demolição, conforme prazo contratual é de 90 dias. Conforme informações obtidas pela equipe de Jornalismo do Portal aRede e Jornal da Manhã, a demolição foi acelerada devido a alguns furtos de fiação elétrica que estariam acontecendo no local. Funcionários relataram que até mesmo um sino teria sido furtado, devido à quantidade de invasão no prédio.
Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes, o prédio foi demolido devido aos problemas estruturais ocasionados pelas fortes chuvas do final de 2023, as quais causaram movimentação do solo. “Após a avaliação da equipe de engenharia do Instituto Fundepar e de um laudo complementar de uma empresa contratada, foi atestado a insegurança estrutural do prédio devido principalmente pelas condições do solo”, disse a chefe do NRE ao Portal aRede. Ela ressalta ainda que os estudos apontaram que a recuperação da estrutura não garantiria a segurança do local, e após uma avaliação criteriosa, ficou estabelecido que a demolição do prédio seria o mais indicado.
O QUE É O CEEP? - O Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa é uma instituição de ensino que forma profissionais para atuarem nos diversos seguimentos produtivos locais e regionais. Desde o início dos anos 2000 o Estado do Paraná iniciou o processo de retomada da oferta pública e gratuita da educação profissional, e após a aquisição e reestruturação do imóvel do antigo Seminário Verbo Divino, foi criado em 13 de março de 2009. Atualmente a instituição atende os alunos no Colégio São Francisco de maneira provisória. São 1349 estudantes distribuídos em nove cursos técnicos de nível médio (integrado ou subsequente) como: Administração; Desenvolvimento de Sistemas; Alimentos; Eletrotécnica; Eletromecânica; Gastronomia; Agronegócio; Planejamento e Controle da Produção; e Informática.