Competidores da Efapi fazem manifestação no Centro Agropecuário
Segundo os competidores, objetivo é mostrar que os animais utilizados nas provas não sofrem maus-tratos; ato está marcado para às 16h.
Publicado: 14/09/2024, 15:49
Os competidores que participam da 43ª Efapi, em Ponta Grossa, promovem uma manifestação às 16h, no Centro Agropecuário. Segundo os organizadores, o objetivo da mobilização é mostrar aos visitantes que os animais utilizados nas provas não sofrem maus-tratos.
Uma decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, publicada na última sexta-feira (13), havia determinado a suspensão das competições. No entanto, uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná, expedida neste sábado (14), autorizou o retorno das seguintes modalidades: tambor, 3 tambores, 3 tambores e 6 balizas, ranch sorting e team penning.
Os competidores afirmam ter recebido a decisão relativa à suspensão das provas na noite de sexta e que, com o apoio jurídico, conseguiram reverter a decisão. “Trabalhamos 16 horas seguidas para revogar a liminar. No entanto, o prazo que a gente perdeu não foi suficiente para dar continuidade às provas”, conta Diego.
O participante inscrito no evento diz que a decisão inicial “foi precipitada” e que houve prejuízo financeiro e de imagem aos competidores. De acordo com Diego, para prezar pelo bem-estar dos animais, os participantes optaram pela suspensão da competição. “Não daria tempo de finalizar as provas previstas para hoje”, afirma. Conforme a programação da 43ª Efapi, oito competições estavam marcadas para hoje, em diferentes horários.
Diego ainda contou ao Portal aRede que participantes que vivem em outras cidades ou fora do Paraná estão voltando para a casa sem participar das competições.