Justiça determina suspensão de provas com animais na Efapi
Comarca de Ponta Grossa alega que a Sociedade Rural descumpriu algumas medidas previstas para a realização do evento
Publicado: 13/09/2024, 16:44
A Justiça determinou que a realização das provas de Team Roping e Teem Roping sejam suspensas durante a 43ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi). A modalidade também é conhecida como 'Laço em Dupla'.
A liminar foi publicada pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, que alega que houve descumprimento, por parte da Sociedade Rural, da sentença a qual proibia práticas como uso de corda americana, esporas e choques elétricos e mecânicos, bem como a prática de bulldogging (derrubada de boi), team roping (laço em dupla), calf roping (derrubada do bezerro) e gineteada.
Além disso, a liminar destaca que os organizadores do evento deverão permitir a entrada de até três representantes do Grupo Fauna de Proteção aos Animais em todas as áreas do evento, inclusive onde os animais estejam sendo mantidos, antes, durante e após as provas. Isso para que esses representantes possam realizar vistoria, análise e registro do estado dos animais antes e após as provas. A organização também precisará conceder acesso a documentos, fichas e registros que possam conter qualquer registro referente à situação física e psicológica do animal antes, durante e após o evento. Caso a medida seja descumprida, a multa diária a ser aplicada é de R$ 30 mil para cada dia de descumprimento.
O Portal aRede entrou em contato com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa Izaltino Cordeiro dos Santos para esclarecimentos, ele afirmou que algumas provas estão suspensas "até entendimento jurídico", disse.