5ª Brigada abre desfile cívico-militar neste sábado em PG
Este ano, o desfile do Exército Brasileiro junto com entidades e instituições ponta-grossenses contará com participação 528 militares dos segmentos masculino e feminino
Publicado: 06/09/2024, 20:25
Como parcela integrante da sociedade brasileira, o Exército Brasileiro, por meio da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, abrirá o desfile cívico-militar em Ponta Grossa, integrando as comemorações do Dia da Independência, juntamente com outras instituições civis, militares e de ensino. Este ano, o desfile do Exército Brasileiro junto com entidades e instituições ponta-grossenses contará com participação 528 militares dos segmentos masculino e feminino. Além disso, ressalta-se a participação de militares “Veteranos”, que representam a reserva sempre ativa da Força Terrestre.
Nesse mesmo contexto, as demais Organizações Militares que integram a 5ª Brigada estarão, simultaneamente, participando de desfiles cívico-militares nos municípios de Curitiba-PR, Castro-PR, Rio Negro-PR e Porto União-SC. Cabe enfatizar que a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada é uma força de emprego estratégico do Exército Brasileiro e articula-se por cinco diferentes municípios entre o Estado do Paraná e Santa Catarina.
Ao todo, são cerca de 5,2 mil homens e mulheres, adestrados e equipados para o pleno cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro. Trata-se de uma tropa de elite, coesa, operacionalmente pronta e que evidencia em todas as missões que cumpre o mais elevado perfil ético e os mais nobres valores institucionais, de ontem, de hoje e de sempre.
Neste ano de 2024, a Prefeitura de Ponta Grossa atribuiu ao desfile cívico-militar o tema “90 anos da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada”, em alusão a este importante marco na trajetória desta Brigada. Comemorar o 202º aniversário da declaração da independência do Brasil é recordar os feitos heroicos de nossos antepassados, refletir o presente olhar para o futuro com esperança e objetivos responsavelmente bem definidos.
A sinergia materializada pelo desfile cívico-militar em Ponta Grossa mostra o compasso integrado e alinhado entre a sociedade civil, as instituições públicas e privadas e o estamento militar, traduzindo-se em uma crucial articulação na promoção do desenvolvimento local, regional e nacional.