Concluída primeira etapa de restauro da cúpula da Catedral Sant'Ana em PG
Obra faz parte de uma série de intervenções que buscam readequar estrutura da paróquia; projeto iniciado em março foi orçado em R$ 197 mil
Publicado: 05/09/2024, 17:27
A primeira etapa do restauro da cúpula da Paróquia Sant’Ana, em Ponta Grossa, foi concluída na semana passada. Desde a última terça-feira (03), a segunda fase do projeto foi iniciada - neste momento, ocorre a substituição da vedação na cúpula dos sinos. Além disso, a catedral também começou a instalar o novo sistema de som utilizado em celebrações.
As obras de readequação da Catedral Sant’Ana tiveram início no mês de março, com os serviços orçados em R$ 197 mil. Desde então, diversas intervenções foram programadas, como a reforma da cúpula e da torre dos sinos, revitalização dos vitrais, do piso do mirante e da cruz central, limpeza e aplicação de resina nas quatro torres de mármore, além da repintura das quatro cruzes. O restauro foi necessário por conta de estragos provocados por temporais em outubro do ano passado.
Em relação ao investimento aplicado, 50% foi pago pela Cúria Diocesana e a outra metade pela paróquia, através de eventos realizados juntos à comunidade. “As obras começaram há aproximadamente cinco meses. A primeira cúpula já foi terminada. Os trabalhadores substituíram o material e a camada isolante”, conta Élio Eduardo Wieliczko, presidente do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial. “Na segunda cúpula será feito o mesmo processo. Em seguida, ocorre a pintura de toda a área até a cruz”, completa. A previsão é que o serviço leve cerca de 60 dias para ser concluído.