43ª Efapi quer resgatar participação de produtores da região
Edição de 2024 da feira promete ser a maior dos últimos tempos e conta com shows nacionais e concurso que elege as majestades da festa
Publicado: 03/09/2024, 17:39
A uma semana do início das festividades da 43ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi) a organização do evento realiza os últimos preparativos daquela que promete ser a maior feira dos últimos anos, no município. Na tarde desta terça-feira (3), o Portal aRede entrevistou dois dos responsáveis pela realização da Efapi, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, Izaltino Cordeiro dos Santos, que contou mais detalhes sobre a festividade e uma das coordenadoras do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (Conaitec), Maria Salete Gomes Vaz, a qual destacou parte da programação do encontro.
Izaltino ressalta que um dos objetivos dos organizadores do evento é resgatar as origens da Efapi, marcada pela participação efetiva da produção agropecuária da região. Ele ressalta que, embora o evento seja focado nas questões que permeiam o setor rural, a Prefeitura desenvolve estratégias para chamar a atenção da comunidade geral para o evento. Uma das ferramentas para atrair o público é a promoção de shows nacionais gratuitos – no dia 14, com Padre Ezequiel Dal Pozzo, e no dia 15, com João Neto e Frederico, ambos às 16 horas. Outro destaque do evento é o concurso de rainha da Efapi. “O retorno do concurso para o atual formato foi um pedido da própria prefeita, para que ocorra agregação das famílias”, ressaltou Izaltino que aproveitou o espaço da entrevista para agradecer as demais secretarias da Administração Municipal, que, segundo ele, estão contribuindo de várias maneiras para viabilizar o evento.
43ª Efapi movimenta setor do agronegócio de PG - confira
A atual rainha da Efapi, Gabriela Miranda e a segunda princesa, Camila Soares, também compareceram ao estúdio do Portal aRede para destacar o concurso que seleciona as majestades da festa. Gabriela ressaltou que as candidatas à faixa de ‘Rainha’ da festa precisam ter dedicação e dar o seu melhor para conseguir se destacar. Ela comentou também como foi a experiência de ser a rainha da Efapi. “É a coroação de todo um esforço, então é muito gratificante receber o carinho do público na nossa feira. É muito gostoso, cansativo, mas vale a pena. A gente está lá para isso”, disse Gabriela. Para a 43ª Efapi, são 13 candidatas à coroa da festa, cada uma de um ponto da cidade, conforme o secretário Izaltino.
INVESTIMENTO - Como o Portal aRede já havia antecipado, o secretário confirmou que a Prefeitura deverá investir cerca de R$ 1,8 milhão de reais na 43ª Efapi. Contudo, Izaltino ressalta que a gestão do recurso é feita pela sociedade rural, através de termo de cooperação técnica. “São investimentos feitos para o público. Eles [os investimentos] estão sendo bem aplicados para que façamos a festa que a região merece”, destaca.
CONAITEC - Maria Salete Gomes Vaz, que é uma das coordenadoras do congresso, ressaltou os principais destaques da sétima edição do Conaitec, o qual ocorre de forma simultânea com a Efapi. Um dos destaques da programação do congresso será o treinamento para a emissão de nota eletrônica para os produtores da agricultura familiar, que será ministrado pelo auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Otto Ferreira de Assis Sampaio. “A maioria dos palestrantes dessa edição são daqui. Isso mostra que estamos valorizando nossa região, nossa gente”, disse Maria. Ela destaca que o congresso apresentará aos produtores a questão da extensão. “Vamos mostrar para os produtores o que temos de novidade na área e o que eles podem aplicar com tecnologias”, ponderou. O Conaitec 2024 contou com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Fomento Paraná.
A 43ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi) acontece entre os dias 10 e 15 de setembro, no Centro de Eventos, com o tema “Do Agropecuarista ao Agro 201”, em alusão aos 201 anos do município.