Vice de Magno, Beto defende privatização de serviços públicos em PG
Beto Okazaki (Novo) é o sétimo candidato a ser sabatinada pelo Grupo aRede
Publicado: 27/08/2024, 20:02
O candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Magno Zanelato (Novo), Beto Okazaki (Novo), foi o sétimo entrevistado da série de sabatinas do Grupo aRede, que tem em vista mostrar aos eleitores da região quem quer os representar no Executivo municipal pelos próximos quatro anos. O candidato falou sobre plano de governo, esclareceu polêmicas e ainda detalhou projetos que considera importante para Ponta Grossa.
EDUCAÇÃO - O vice-candidato na chapa de Magno Zanelato (Novo), Beto, defendeu a distribuição de tablets para alunos e professores da rede pública de ensino. Segundo ele, a medida é necessária para promover a inclusão digital e garantir o acesso a ferramentas tecnológicas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. "Estamos em um momento de evolução digital, sendo preciso trabalhar a questão do acesso e da acessibilidade. Temos que levar a nossa população, educadores e educandos para isso, pois tudo está passando por um momento de evolução”, afirmou o candidato.
Okazaki também destacou que o tablet é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada para diversas atividades educacionais, como pesquisas, estudos e jogos educativos. "Com o uso do tablet, os alunos terão mais facilidade na aprendizagem, já nos primeiros anos de estudo”, disse. O candidato ainda afirmou que ainda não há uma análise de quanto custaria a compra de tablets para todos os alunos e professores da rede pública, mas que sua equipe está trabalhando para obter essa informação. “Temos que fazer uma cotação ainda para saber o valor”, disse.
CULTURA - O candidato, durante a sabatina, propôs a criação de várias coordenadorias na Secretaria de Cultura. Segundo ele, o objetivo é fortalecer o setor cultural e torná-lo mais eficiente. "Acredito que, além da secretaria, precisamos trabalhar com as coordenadorias. Temos que criar diversas coordenadorias", disse Beto. "Não detalhamos por estratégia de não entregar nossos planos na pasta. Precisamos alinhar a cultura ao turismo para serem muito bem geridos pela iniciativa pública", afirmou.
Okazaki afirmou que as coordenadorias serão responsáveis por diversas áreas da cultura, como artes cênicas, artes visuais, música, literatura, patrimônio histórico e audiovisual. "Cada coordenadoria terá um coordenador responsável por elaborar e executar políticas públicas para sua área", explicou. O candidato a vice-prefeito acredita que a criação das coordenadorias fortalecerá o setor cultural e o tornará mais eficiente. "As coordenadorias ajudarão a descentralizar a cultura, levar atividades culturais para todas as regiões da cidade e promover a integração entre os diferentes setores culturais", disse.
PRIVATIZAÇÃO - Uma das propostas discutidas também diz respeito à privatização dos carros oficiais da prefeitura. Segundo ele, a medida visa enxugar a máquina pública e economizar recursos. "Temos que enxugar a máquina, pois a estrutura de Ponta Grossa gasta muito. Faremos a utilização de carros da estrutura pública, substituindo a utilização por carros de aplicativo, isso é uma forma de nós economizarmos e enxugarmos a máquina pública", disse o candidato. Beto também afirmou que aspira usar a modernização para adequar a estrutura pública e torná-la mais eficiente. "O intuito também é usar a modernização para adequar a estrutura pública, para tornar a máquina pública mais eficiente", destacou.
SAÚDE - Durante a sabatina, Beto detalhou que sua chapa planeja reformular o sistema de saúde da cidade. Segundo ele, construir novos hospitais e reformar unidades de saúde não solucionam os problemas da área. "Temos estruturas que precisam ser mais bem-planejadas. Precisamos nos unir para resolver os problemas de saúde de Ponta Grossa em curto prazo, principalmente com a participação da iniciativa privada", afirmou. Ele defende que seja feito um estudo para identificar as reais necessidades da população e, a partir disso, tomar as medidas necessárias. "Agora temos que otimizar os recursos disponíveis, fazer o básico bem feito e honrar o pagamento de impostos", afirmou.
AGENDA - O próximo candidato a vice-prefeito a ser sabatinado na série do Grupo aRede é o Pastor Moisés Faria (MDB), que compõe a chapa de Elizabeth Schmidt (União Brasil). Faria, embora já tenha se candidatado ao cargo de vereador, jamais ocupou um cargo eletivo. Excepcionalmente nesta quarta-feira (28) a entrevista terá início às 17h30. Isso acontece pelo fato de que o Portal aRede irá retransmitir o debate eleitoral entre os candidatos a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).