Moção solicita execução de Política de Saúde Integral LGBTQ+ em PG
A Moção de Apelo de autoria do Mandato Coletivo do PT foi aprovada na tarde desta segunda-feira (5) pela Câmara Municipal
Publicado: 05/08/2024, 16:33
A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa (CMPG) aprovou a moção de apelo nº. 788/2024 do Mandato Coletivo do PT, nesta segunda-feira (5). O intuito da moção é fazer com que a prefeita Elizabeth Schmidt (União) determine o encaminhamento de estudos juntos aos setores competentes da municipalidade, com objetivo de implementar a Política de Saúde Integral LGBTQ+, na cidade.
A política de saúde a população LGBTQ+, visa ampliar o acesso a ações e serviços de qualidade, reconhecendo a história de discriminação, preconceito e exclusão, também nos serviços de saúde e foi implementada pelo Governo Federal em 2011. Mas ainda não é executada de maneira adequada em Ponta Grossa, segundo o mandato Coletivo.
Josi Kieiras, porta-voz do Coletivo do PT comentou a importância da aprovação da moção. “A implementação da Política Nacional de Saúde Integral LGBTQ+ é um caminho para a ampliação do acesso da população LGBTQ+ aos serviços de saúde. Infelizmente, atualmente, pertencer à comunidade LGBTQ+ pode ser motivo para preconceito e negligência de serviços médicos para essa população”, disse.
Conforme o Mandato Coletivo, ao receber a moção de apelo, a prefeita Elizabeth deverá responder sobre o encaminhamento dos estudos referente a implementação da política na cidade.
Da assessoria