Professores da UEPG paralisam atividades em defesa dos direitos | aRede
PUBLICIDADE

Professores da UEPG paralisam atividades em defesa dos direitos

Mobilização teve como pauta a cobrança da data-base, novos concursos e o fim da LGU

Professores da UEPG paralisam atividades em defesa dos direitos
Professores da UEPG paralisam atividades em defesa dos direitos -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa paralisaram as atividades docentes nessa quinta-feira, 1°, em defesa dos direitos da categoria. A mobilização teve como pauta a realização de novos concursos públicos na UEPG, a revogação da Lei Geral das Universidades (LGU) e a cobrança da data-base, que ao longo dos últimos anos já acumula quase 40% de defasagem nos salários. 

A Seção Sindical dos Docentes (Sinduepg), estima 80% de adesão dos professores à paralisação, considerando os dois campi da universidade. Para o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos dos Santos, a adesão dos professores mostra que a categoria está mobilizada na defesa dos seus interesses.“A avaliação do Sinduepg para a paralisação é positiva. Os docentes atenderam o chamado e paralisaram as atividades em defesa dos direitos da categoria”, destaca.  

Durante a manhã, no campus central e no campus Uvaranas, o grupo de professores realizou panfletagem com objetivo de conscientizar a categoria sobre os ataques do governo do estado contra os servidores. 

A direção do Sinduepg reivindicou à reitoria uma mudança no contrato dos professores temporários, com a remoção da cláusula que os impede de participar de atos de greve. “O Sinduepg entende que essa cláusula é abusiva por ser inconstitucional, além de configurar um ato de assédio moral e uma conduta antissindical”, enfatiza.

No período da tarde, o Sinduepg promoveu uma roda de conversa com o tema “A UEPG não cabe na LGU” e reuniu diversos professores e estudantes para debater assuntos relacionados à Lei Geral das Universidades, como o futuro dos cursos de pós-graduação na UEPG, a falta de professores e a política docente. 

A agenda da paralisação se estendeu até à noite com a transmissão ao vivo do lançamento do relatório do 3° seminário estadual ‘Não à LGU’, organizado pelo Comando Sindical Docente em conjunto com as demais seções sindicais do Paraná.

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE