Conselho de Saúde de PG vota abertura da UPA Uvaranas nesta terça
Gestão municipal da Saúde afirma que a expectativa é de que os conselheiros mudem de opinião e votem favoráveis à abertura da nova UPA
Publicado: 29/07/2024, 18:04
O pleno do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Ponta Grossa se reúne, nesta terça-feira (30), para realizar nova votação em relação à abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas. Além desta votação, a reunião também servirá para que se crie um debate sobre a construção de um plano de ação de curto e médio prazo para garantir melhorias no serviço da atenção primária.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa (FMS), Priscila Degraf, afirma que a gestão da Saúde do Município está esperançosa com a possibilidade de uma mudança na opinião dos conselheiros, que no último dia 16 de julho votaram contra a abertura da nova UPA. "Tivemos uma conversa muito positiva na última reunião e na plenária desta terça estaremos presentes com toda a equipe técnica, para sanar todas as dúvidas, e apresentar novamente os documentos ao Conselho", disse a presidente ao Portal aRede. Ela revelou ainda que o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, estará na reunião para mostrar a viabilidade financeira do investimento na UPA feito pela Prefeitura.
Há duas semanas, a Fundação Municipal de Saúde criticou a decisão do Conselho de Saúde, que negou a abertura da nova porta de atendimento as urgências, em Ponta Grossa. A relação entre os órgãos ficou estremecida. Contudo, o atual presidente do CMS, Jean Pierre de Lima, revela que o conselho busca diálogo com a Fundação de Saúde, após a crise. "Estamos aproximando o conselho com a gestão e está sendo de grande valia para a população", disse.