Barco doado pela Diocese de Ponta Grossa chega ao Amazonas
Custo final foi de aproximadamente R$ 810 mil; barco será utilizado para visitas pastorais nas comunidades ribeirinhas
Publicado: 25/07/2024, 18:16
Depois de um ano e quatro meses do pedido feito pelo, hoje, bispo emérito Dom Sergio Arthur Braschipara ganhar pelos seus jubileus dinheiro para a compra de um novo barco para a Paróquia São João Batista, de Canutama, na Prelazia de Lábrea, no Amazonas, a embarcação finalmente chegou à comunidade.
O barco levou dez meses para ficar pronto e foi construído sob medida: 17m x 5,5m com dois quartos, dois banheiros, cozinha, copa, que também servirá de redário, wi-fi. A capacidade é para até 50 pessoas. O custo final, com motor e todos os equipamentos de navegação, energia solar, mobília e utensílios domésticos, foi de aproximadamente R$ 810 mil.
O barco será utilizado para visitas pastorais nas comunidades ribeirinhas, com celebrações e formação, bem como transporte de agentes pastorais para encontros, formações, reuniões. A primeira viagem será no início de agosto, para a desobriga e o transporte da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até Pauiní, distante 810 quilômetros de Canutama, por ocasião das comemorações do centenário da Prelazia.
“A emoção era enorme por saber que o sonho tão distante, agora, se tornaria realidade. Fui para Manaus para procurar um barco pronto ou a possibilidade de se fazer um barco sob medida para nós. Encontrei um lugar que fez um valor que cabia exatamente no orçamento e começamos a construção”, contou padre Fábio Sejanoski, pároco da São João Batista.