Confira o calendário das convenções partidárias de PG
As convenções definem os representantes de cada partido que disputarão os cargos eletivos nas Eleições de outubro
Publicado: 25/07/2024, 16:09
As convenções partidárias de Ponta Grossa iniciaram nesta semana e uma delas já definiu representantes para a disputa da Prefeitura Municipal.
Na última quarta-feira (24), os partidos PSDB, Cidadania e PP realizaram convenções em conjunto, na Câmara Municipal. Neste encontro, saiu a primeira confirmação de candidatura à Prefeitura: Mabel Canto e Sandra Queiróz, ambas do PSDB, formam a primeira chapa totalmente de mulheres na história de Ponta Grossa, que irá disputar a Prefeitura.
O Podemos também realizou convenção na quarta-feira, o evento se deu no espaço Zero Hora Eventos.
Nesta quinta-feira (25), o Solidariedade reúne o partido para definir os representantes que disputarão as vagas no Legislativo.
CONVENÇÕES NA CÂMARA - A Câmara Municipal ainda receberá outras oito convenções. No feriado de sexta-feira (26), o Republicanos realiza convenção. Na sequência, no sábado (27), o PSB também reúne os pré-candidatos e definem as candidaturas. A legenda indicou o nome de Liliane Chociai como pré-candidata à Prefeitura.
No domingo (28), a Câmara recebe a convenção do Partido Novo, a agremiação tem como pré-candidato à Prefeitura o ex-vereador Magno Zanelatto. Na próxima quinta-fera (1º), é a vez do PDT definir os candidatos, um dia depois, o PL realiza convenção. Em 3 de agosto a Federação Psol Rede se reúne para definir as chapas de cada partido e por último, na Câmara Municipal, em 5 de agosto, o MDB realiza a convenção partidária, o partido indicará a candidato a vice-prefeito de Elizabeth Schmidt.
DEMAIS CONVENÇÕES - Além das convenções na Câmara, outros partidos se reúnem em espaços privados de Ponta Grossa. É o caso do Democracia Cristã, que realiza a convenção em um imóvel localizado em Olarias, neste sábado (27). Na próxima segunda-feira (29), os representantes do Avante se encontram, em estabelecimento na região de Oficinas.
Já em agosto, o União Brasil se reúne no dia 4, na Associação Recreativa Homens do Trabalho (ARHT). A legenda deverá confirmar a candidatura de Elizabeth Schmidt, que busca a reeleição. O evento deverá contar com a presença do senador Sergio Moro.
No último dia permitido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções, que é 5 de agosto, os representantes do PSD se reúnem no Hotel Bourbon e oficializarão a candidatura de Marcelo Rangel. Na data limite também haverá as convenções dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), formada por PV, PT e PCdoB, os representantes da legenda se encontrarão no Hotel Vila Velha Premium.
Outro partido político que ainda realizará convenção é o PRD, porém representantes da legenda não responderam os questionamentos até o fechamento da reportagem, que interrogou sobre a data e o local da convenção.
ENTENDA AS CONVENÇÕES - Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.
Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Conforme estabelece a Lei n°. 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.
Além disso, as convenções podem ser realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir a estrutura interna, a organização e o funcionamento do evento. No entanto, todas as decisões tomadas na ocasião precisam ser registradas em uma ata, que deve ser apresentada para efetuar o registro de candidatura. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.