PG e Castro celebram o dia da Padroeira Sant'Ana nesta sexta | aRede
PUBLICIDADE

PG e Castro celebram o dia da Padroeira Sant'Ana nesta sexta

Será feriado nesta sexta-feira (26), em comemoração ao dia de Sant'Ana

Nesta sexta-feira (26), será realizada a procissão com a imagem de Senhora Sant’Ana
Nesta sexta-feira (26), será realizada a procissão com a imagem de Senhora Sant’Ana -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O dia de Nossa Senhora de Sant'Ana é celebrado nesta sexta-feira (26), em várias cidades do país. Em Ponta Grossa e Castro, nos Campos Gerais, a data é feriado, em comemoração ao dia da Padroeira de ambas cidades.

PONTA GROSSA - Em Ponta Grossa, a Festa de Sant’Ana teve início em 21 de julho, com a primeira 'Corrida da Padroeira'. Além desta novidade, a programação contou com o retorno das quermesses, que foram montadas na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente à Catedral. 

Em homenagem a Sant'Ana, foram realizadas celebrações religiosas, através do tríduo, que teve o seu primeiro dia em 22 de julho, com a participação das paróquias do Setor 1. O tema escolhido para a ocasião foi: ‘Sant’Ana, protetora das mães que anseiam a maternidade’, devido à história de que Ana seria estéril, mas, por meio de um milagre, deu luz à Maria, mãe de Jesus Cristo.

Em 23 de julho, foi comemorado o aniversário da Dedicação da Catedral, a celebração especial teve a presença dos paroquianos das comunidades do Setor 2. Já em 24 de julho, ocorreu o segundo dia do tríduo, o qual refletiu sobre o tema ‘Sant’Ana, protetora dos viúvos e viúvas’ e contou com a participação dos integrantes das paróquias do Setor 3. Por fim, nesta quinta-feira (25), será o último dia do tríduo e terá como tema ‘Sant’Ana, protetora dos enfermos’, com o apoio dos representantes do Setor 4.     

 No dia da padroeira, celebrado nesta sexta, será realizada uma procissão com a imagem de Senhora Sant’Ana,  às 10 horas da manhã. Ela terá início na igreja do Rosário e seguirá em direção à Catedral, onde acontece a Santa Missa. Já ao meio-dia, no salão paroquial, será feito o almoço de confraternização. Os ingressos custam R$ 70 para adultos e R$ 35 para crianças de seis a dez anos.

CASTRO - Em Castro, a 101° Festa de Sant'Ana foi iniciada em 17 de julho, com uma missa celebrada pelo bispo emérito e administrador apostólico, Dom Sergio Arthur Braschi. As comemorações também são em homenagem aos 250 anos da Paróquia Sant'Ana.

No município, o momento mais esperado é a chegada da Padroeira pelo Rio Iapó, um evento tradicional que faz parte do calendário turístico e cultural. Neste ano, o barqueiro escolhido para escoltar a réplica da imagem, se chama Ricardo Carvalho Gomes. A procissão fluvial contará com músicas sacras e também com a reza do terço durante a passagem pelo rio.

A concentração dos barqueiros iniciará na Usina de Captação de Água da Sanepar, ao lado da vila Poço Grande. A chegada acontece no ancoradouro da 'Prainha', aproximadamente às 9h da manhã desta sexta. Para esta edição, mais de quarenta barqueiros acompanhados de suas famílias e amigos devem participar da procissão fluvial.

O dia de Sant'Ana será celebrado com um churrasco após a missa solene e, em seguida, a programação conta com apresentações artísticas e muita gastronomia na praça de alimentação, até às 18h. 

Em Castro, cerca de 40 barcos devem participar da procissão.
Em Castro, cerca de 40 barcos devem participar da procissão. |  Foto: Assessoria
  

Sob supervisão de Mario Martins, com informações das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE