Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Realizado das 8 às 17 horas, na Capela Nossa Senhora das Graças, no Bairro Boa Vista, em Ponta Grossa, o encontro reuniu 250 representantes dos oito Setores da Diocese
Publicado: 24/07/2024, 20:32
“Nunca imaginei que poderíamos ver um grupo de pessoas tão bem preparadas, já com uma boa iniciativa litúrgica. A espiritualidade que mostraram, sobretudo para mim, com outra realidade, vi que foi de extrema importância esse nosso encontro. A avaliação foi muito positiva por conta que mostraram a expressão da fé, da realidade da Diocese, da beleza e alegria que tem de servir nos ministérios”. A frase resume o sentimento do padre Alisson Marlon de Moura, que assessorou, neste domingo (21), o Encontro Diocesano de Liturgia.
Realizado das 8 às 17 horas, na Capela Nossa Senhora das Graças, no Bairro Boa Vista, em Ponta Grossa, o encontro reuniu 250 representantes dos oito Setores da Diocese. Padre Alisson garantiu que os participantes estão instruídos e introduzidos no Mistério Pascal. “A missa é o Mistério Pascal que nos conduz para uma fé mais aprofundada, madura e de qualidade. Esse Mistério realmente é o que nos conduz à presença do próprio Deus, e, eles já estão muito bem iniciados, com a graça de Deus. Vão produzir muitos frutos nessa vida de fé”, reforçou o assessor que é o coordenador de Liturgia da Diocese de União de Vitória.
De acordo com o assessor da Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral, Alvaro Luiz Nortok, padre Alisson, como coordenador de Liturgia da Diocese de União da Vitória, tem também o desejo de formar uma comissão uma pastoral litúrgica lá, que ainda está no início de trabalho. “Veio pelo aprofundamento dele, como da pastoral litúrgica, como cerimoniário. Isso nos ajudou muito, com o seu conhecimento. Veio pelo conhecimento pessoal e para conhecer a nossa estrutura e aplicar e edificar lá, nas pastorais. Ele tem uma formação muito prática, tanto para os leitores, cantores, isso foi preponderante para manter o interesse e a atenção de todos”, comentou padre Alvaro.
Entre os principais aspectos abordados no encontro estavam a parte teológica e litúrgica dentro das mudanças que aconteceram na estrutura do Missal. “A mistagogia do Missal. Ele nos conduz para o mistério. É um livro litúrgico usado para nos conduzir para Cristo. A segunda parte foi uma questão prática para os leitores, cantores. A harmonia litúrgica entre assembleia, o presidente da celebração (o padre), cantores, a ornamentação e espaço litúrgico. Tudo veio em cena hoje. A pastoral litúrgica se completa a partir de vários trabalhos. A equipe de celebração precisa estar em unidade com a equipe de cantores, coroinhas, acólitos, ministros extraordinários da comunhão e esperança (meces), o presidente, diáconos”, detalhou o padre, citando que participaram coordenadores e integrantes de equipes litúrgicas, meces, cantores, diáconos e catequistas, que integram os grupos de liturgia. “O número foi muito bom e a estrutura da capela muito boa”, acrescentou.
CANTORES - Está programado outro encontro, desta vez para cantores, no dia 21 de outubro, na Paróquia São Sebastião, em Ponta Grossa. A assessoria ficará a cargo do maestro Adenor Leonardo Terra. A inscrição já pode ser feita. O investimento é de R$ 50. A formação inicia às 8 horas e dura o dia todo. Deve ser usado o Diretório Litúrgico Diocesano, que, inclusive, precisa ser reimpresso para ser encaminhado às paróquias e também deverá estar disponível na versão online, no site da Diocese, para facilitar o acesso, informou padre Alvaro. Outro tema abordado será a instrução geral do Missal Romano.
HINO - A Comissão Diocesana de Liturgia e Canto Pastoral, está à frente do concurso do hino do centenário. Seis hinos já foram enviados. A remessa pode ser feita até dia 1º de setembro. No dia 14, na Paróquia São José, as composições recebidas serão apresentadas e o hino, escolhido. A intenção é que no dia 15 de setembro, dia da Mãe da Divina Graça, a padroeira da Diocese, o hino oficial seja definido.
A banca que selecionará as composições será composta pelo bispo emérito, Dom Sergio Arthur Braschi, cantor e compositor, e maestros da área litúrgica. “Já recebemos algumas letras muito bonitas. O pessoal é muito criativo. Estará sendo avaliada a sequência, a letra e a música. Haverá uma votação entre os hinos selecionados. O de maior nota dentre os cinco jurados, será o vencedor”, adiantou padre Alvaro.
Com informações da assessoria de imprensa.