Projeção revela como ficará ligação entre Órfãs e Boa Vista
O Portal aRede esteve no local e acompanhou os trabalhos de construção de bueiro celular que ficará na base da obra
Publicado: 24/07/2024, 18:03
As obras de ligação entre os bairros Órfãs e Boa Vista, entre as Vilas Liane e Margarida, Parque Nossa Senhora das Graças e Jardim Atlanta, seguem na fase da base da estrutura. No momento, o bueiro celular, por onde passará as águas do Arroio Lageado está sendo construído. O Portal aRede esteve no local e entrevistou o Secretário de Infraestrutura e Planejamento de Ponta Grossa, Luiz Henrique Honesko, que contou mais detalhes sobre o andamento dos trabalhos.
O secretário explicou que depois da remoção das árvores e da mata que existia no local, que serão replantadas em outro local do município, foi feito o desvio do curso do Arroio Lajeado, para que fosse possível a construção do bueiro celular. "No momento, estamos fazendo a montagem da armadura da galeria do bueiro celular", disse Honesko, que explica que o bueiro celular será duplo. Depois que a armadura da galeria for finalizada, será feita a concretagem da estrutura e posteriormente o aterro.
GALERIA DE FOTOS
Honesko ainda explica que a rua que ligará os bairros será ficará a mais de 20 metros acima do bueiro. "Não haverá um grande aclive. O aterro estará contido por uma estrutura de 'terramesh', essa estrutura irá conter o solo e subirá o nível da rua", explica. O secretário lembra que a obra de aterro necessita de um cuidado em relação à compactação do terreno e por isso ela ocorre de forma mais lenta.
O local onde é construída a ligação entre os bairros é de mata fechada, isso explica a burocracia enfrentada pela Prefeitura Municipal para conseguir o licenciamento ambiental. "Essa é uma obra bem mais espinhosa. Ela foi mais difícil de começar, devido a licença ambiental", disse Honesko.
Confira a projeção de como ficará a ligação:
Ao todo, na obra serão investidos quase R$ 12 milhões por parte da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, os recursos foram obtidos pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), em mais de 630 metros de via, que ligará a Avenida Anita Garibaldi a Rua Ercílio Slaviero.