Padre Rogério Diesel é eleito Superior Cavanis do Brasil
Padre é paranaense e passou por instituto da Diocese de Ponta Grossa
Publicado: 23/07/2024, 15:02
O padre Rogério Diesel é o novo Superior Geral Provincial Cavanis do Brasil. Ele foi eleito durante o X Capítulo Provincial da Congregação Cavanis realizado de sexta-feira a domingo (21), em Castro. Para 2024, foi escolhido como tema 'A luz do ano jubilar Cavanis - caminhamos na sinodalidade' e, como lema, 'Se permanecerdes em mim, produzireis muitos frutos' (Jo 15,5). O novo provincial nasceu na cidade de Planalto, no Paraná, em 31 de dezembro de 1975, e fez seus estudos em Castro e em Ponta Grossa.
"O evento eclesial que me impulsionou mais fortemente para responder a vocação sacerdotal foram as missões populares de 1993, realizadas na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de Planalto, pelos freis capuchinhos, os quais, com o testemunho e a partilha da missão realizada em diversas partes do Brasil, despertaram o desejo de também ser um missionário", destacou padre Rogério.
"Conheci os religiosos Cavanis na paróquia. Padre Nelson Luiz Martins, hoje vigário paroquial de São Judas Tadeu, em Castro, me convidou em 1995 para fazer o estágio vocacional no Seminário Nossa Senhora Aparecida, de Realeza. Fui aprovado para participar no Seminário Santa Cruz, em Castro, em fevereiro de 1996. Ali cursei o ensino médio, concluído em 1998. Iniciei o noviciado no Seminário Antônio e Marcos Cavanis, em Ponta Grossa. Em 30 de janeiro de 2000, emiti votos temporários no Seminário Irmãos Cavanis, em Ponta Grossa. Estudei Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (Ifiteme), que pertence à Diocese. Fui transferido em 2002 para Uberlândia, onde conclui o terceiro ano de Filosofia no Instituto João Paulo II, residindo na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Uberlândia. Também participei da abertura e construção do Seminário de Filosofia, juntamente com o reitor da época, padre João Holanda”, contou o novo provincial.
Ainda de acordo com padre Rogério, em 2003, colaborou na formação, sendo responsável pelos aspirantes do Seminário Santa Cruz, de Castro. “De 2004 a 2007, cursei Teologia em Belo Horizonte, no Instituto Santo Tomás de Aquino. No dia 25 de fevereiro, no Instituto Teológico Cavanis, emiti votos perpétuos”.
O padre foi ordenado diácono em 27 de outubro de 2007, na Paróquia Imaculada Conceição, de Belo Horizonte. No ano seguinte, foi nomeado reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, de Realeza. Em 2008, foi ordenado sacerdote no dia 19 de abril, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Planalto. “Escolhi a frase para minha ordenação do Evangelho de Mateus 6,21: ‘onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração’”, revelou.
Com informações da assessoria de imprensa.