Frei capuchinho será ordenado padre neste sábado em PG
Celebração vai acontecer na Paróquia Bom Jesus, às 18h
Publicado: 19/07/2024, 11:55
A ordenação presbiteral do frei Marco Aurélio de Lara será neste dia 20, às 18 horas, na Paróquia Senhor Bom Jesus, no bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa. O bispo ordenante será Dom Frei José Gilson, bispo diocesano de Caxias do Sul (RS). O bispo é frei capuchinho de origem da província a que pertence o ordenando, que compreende os estados do Paraná e Santa Catarina. Da celebração participarão os freis capuchinhos que moram em Ponta Grossa, especialmente o pároco da Bom Jesus, frei José Tosta, e o superior da Província, o provincial frei Evandro Aparecido de Souza.
Também devem vir freis de Curitiba, de Almirante Tamandaré, de Joinville, de Florianópolis, de Capinzal, de Céu Azul, entre outros lugares. A primeira missa do novo padre será celebrada no domingo (21), às 10 horas, na matriz. Em seguida, haverá um almoço festivo. Desde fevereiro, o frei está morando na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Almirante Tamandaré, onde exerce o diaconato nas celebrações, faz atendimento pastoral e está concluindo o curso de Teologia. Frei Marco Aurélio ainda não sabe onde vai morar depois da ordenação. A princípio, depois da celebração, retorna a Almirante Tamandaré.
Quem é - Marco Aurélio de Lara é nascido em Ponta Grossa, na antiga maternidade Sant'Ana, no dia 22 de março de 1995. Foi batizado na Paróquia Bom Jesus, mas era morador do Jardim Paraíso. Por isso, a infância e adolescência aconteceu na Capela do Imaculado Coração de Maria. Nesta capela, participou com os pais das celebrações, recebeu a primeira eucaristia e a crisma pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi. Participava da Legião de Maria, ajudava a mãe nos pequenos grupos, foi acólito e coordenou a Pastoral dos Acólitos e Coroinhas.
O interesse de ser frei capuchinho começou aos 17 anos, motivado pelo serviço do altar e pelo convite dos freis em conhecer o convento. Participou dos encontros vocacionais e foi acompanhado pelos freis durante um ano para ajudar a tomar a decisão. Além de fazer o ensino médio técnico no Colégio Meneleu de Almeida Torres, fazia estágio no Fórum Eleitoral, trabalhando no Cartório Eleitoral. Passou em Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, “mas percebi o chamado que Deus me fez para a vida capuchinha”, destaca.
Começou a formação religiosa no aspirantado do Convento Bom Jesus, em Ponta Grossa, em 2 de fevereiro de 2014. Em 2015, fez o postulado no Convento San Francisco de Asis, em Cuidad del Este, no Paraguai. Em 2016, fez meu noviciado em Joinville (SC), no Noviciado São Francisco de Assis e no dia 5 de janeiro de 2017 fez sua primeira profissão religiosa como frei capuchinho. Entre 2017 e 2019 morou no Convento Bom Jesus e estudou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (Ifiteme). Entre 2020 e 2023, morou no Convento Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba, e estudou Teologia no Studium Theologicum, entre 2020-2024. No dia 15 de agosto de 2021, realizou sua profissão perpétua como frei capuchinho, na igreja Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba. No dia 12 de agosto de 2023 foi ordenado diácono por Dom José Peruzzo na mesma paróquia.
Das assessorias