Presidente da Câmara se manifesta sobre votação do CMS contrária à UPA | aRede
PUBLICIDADE

Presidente da Câmara se manifesta sobre votação do CMS contrária à UPA

Filipe Chociai (PSD) revela que requer atas que tratam da votação negativa para a operação da UPa Uvaranas e solicita que conselheiros repensem posicionamento

Filipe Chociai (PSD) preside a Câmara Municipal de Ponta Grossa
Filipe Chociai (PSD) preside a Câmara Municipal de Ponta Grossa -

Carlos Eduardo Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Filipe Chociai (PSD), manifestou-se sobre a recente decisão do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que foi contrário à oferta do servido de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Uvaranas.

Em nota enviada à imprensa, Chociai informa que requer cópias de todas as atas que trataram deste assunto, com o objetivo de analisar detalhadamente os motivos que levaram os conselheiros a tal posicionamento. Ele ainda afirma que será realizada uma análise minuciosa da legalidade e dos procedimentos adotados durante a votação.

Chociai reafirmou posição favorável à instalação da UPA, ele pondera que o serviço é crucial para o atendimento à saúde da população. "Solicito respeitosamente aos Conselheiros que reconsiderem seu posicionamento, tendo em vista que a construção da UPA já está em andamento e sua não implementação poderia resultar em prejuízos significativos para a comunidade", escreveu Chociai.

O parlamentar ainda se manifestou sobre a compra do terreno, por parte da Prefeitura, para a construção da UPA Uvaranas. "Lamento profundamente a decisão da Administração Municipal de adquirir um terreno a um custo elevado, quando a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ofereceu uma alternativa viável: um terreno e espaço adjacente ao Hospital Universitário dos Campos Gerais", ressaltou. Chociai acredita que os recursos utilizados na aquisição do terreno poderiam ter sido integralmente direcionados à atenção básica de saúde, o que, na visão dele, beneficia um número maior de cidadãos.

Filipe Chociai informou quais serão os procedimentos adotados pela Câmara Municipal a partir da votação promovida pelo CMS, na última terça-feira (16). Confira:

"Ademais, informo que a Câmara Municipal iniciará um estudo aprofundado sobre a composição e funcionamento dos conselhos municipais, incluindo:

- Avaliação da efetividade da representação das entidades que indicaram os conselheiros.

- Revisão dos critérios de composição dos conselhos.

- Análise se os conselhos estão cumprindo as finalidades para as quais foram criados.

Este estudo visa garantir que os conselhos municipais sejam instrumentos efetivos de participação democrática e representação dos interesses da comunidade.

Reafirmo meu compromisso com a transparência, a saúde pública e o bem-estar de todos os cidadãos de Ponta Grossa."

PRÉ-CANDIDATOS SE MANIFESTAM - Os pré-candidatos à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa não se omitiram depois da votação do Conselho Municipal de Saúde, que se posicionou contra a oferta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas. O deputado federal Aliel Machado (PV), o deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), e a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), publicaram vídeos nas redes sociais criticando o posicionamento do CMS - clique aqui e confira. Mabel Canto (PSDB) também usou as redes sociais e rebateu acusações de que ela estaria promovendo a articulação do CMS para que a votação fosse contrária - confira. O pré-candidato do Novo, Magno Zanelatto, disse que a decisão do CMS foi um erro. Já Liliane Chociai, pré-candidata do PSB, disse que é preciso avaliar apontamentos do Conselho Municipal de Saúde e ver se há necessidade de ajustes por parte da Prefeitura - entenda.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE