UPA Uvaranas: Liliane diz que é preciso avaliar apontamentos do CMS
Contudo, a pré-candidata à Prefeitura de Ponta Grossa pelo PSB, acredita que uma nova UPA seria importante para Uvaranas
Publicado: 18/07/2024, 15:32
A votação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Ponta Grossa contra a oferta do serviço de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Uvaranas, na última terça-feira (16), gerou manifestações dos pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa.
Pré-candidata ao Executivo pelo PSB, Liliane Chociai, destaca a fragilidade do sistema de Saúde de Ponta Grossa e enxerga a necessidade de uma nova UPA, contudo acredita que é necessário avaliar os apontamentos feitos pelo Conselho Municipal de Saúde. "A UPA Uvaranas é importante para a região e para a cidade e deve sim se tornar realidade. Mas é necessário também avaliar os apontamentos feitos pelo Conselho de Saúde e ver se há necessidade de ajustes por parte da Prefeitura", disse.
Liliane Chociai ainda destaca que a população sofre com "intermináveis filas" para acesso aos atendimentos públicos de saúde. Por conta disso, afirma que recursos financeiros devem ser usados para melhorar o sistema. "Talvez a melhor decisão teria sido a de construir a UPA no espaço cedido ao lado do Hospital Regional e utilizar os mais de 10 milhões gastos na compra do terreno, para investir na atenção básica", finalizou Liliane.
A contrariedade do Conselho de Saúde a abertura de uma nova porta de atendimento de urgência da Saúde Pública é o assunto mais debatido entre os pré-candidatos. Além de Liliane, o pré-candidato do Novo, Magno Zanellato, também se posicionou. Assim também fizeram Aliel Machado (PV), Elizabeth Schmidt (União Brasil), Mabel Canto (PSDB) e Marcelo Rangel (PSD).