Câmara critica tentativa de embargo da UPA Uvaranas e propõe CPI
Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa elaborou um relatório que vota pela desaprovação da abertura da nova porta de urgência na Saúde municipal
Publicado: 17/07/2024, 15:03
O vereador Julio Kuller (MDB), líder do Governo Municipal, usou a Tribuna da Câmara para manifestar indignação em relação a ação do Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa que confeccionou um relatório para a desaprovação da abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas.
Kuller disse que a votação foi "absurda" e repudiou a ata elaborada pelo Conselho de Saúde que considera que o município não deva abrir uma nova porta de urgência na cidade. Além de Kuller, Paulo Balansin (União) e Celso Cieslak (DC) se posicionaram contrariamente ao Conselho.
Enquanto o líder do Governo discursava, o vereador Dr. Erick (PV) solicitou a palavra e sugeriu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta e as ações do Conselho Municipal de Saúde. Ao Portal aRede, Erick destacou que "considerando que há viés político [...] vamos fazer pedido de alguns documentos a prefeitura, e dependendo do teor, vamos nos unir com outros vereadores para montar a CPI", afirmou o parlamentar.
Uma das considerações do relatório do Conselho de Saúde é "que no município de Ponta Grossa não há hospital de retaguarda para abertura de uma nova UPA". Além disso o Conselho afirma que não obteve resposta da Prefeitura quanto à dotação orçamentária para instalação e manutenção mensal desta nova UPA.
O Portal aRede consultou a Prefeitura de Ponta Grossa sobre o relatório do Conselho de Saúde, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno.
Em atualização.