Pré-candidata Mabel projeta hospital no '26 de Outubro'
Prédio encontra-se interditado; estrutura já abrigou um hospital no passado e nos últimos anos serviu como sede da Fundação Municipal de Assistência Social
Publicado: 11/07/2024, 17:48
A pré-candidata à Prefeitura de Ponta Grossa, Mabel Canto (PSDB), revelou que uma das principais propostas do plano de governo que ela pretende apresentar à população é a da construção de um novo hospital municipal no Prédio 26 de Outubro, localizado em Uvaranas. Mabel, que atualmente é deputada estadual, concedeu entrevista ao Portal aRede, na tarde desta quinta-feira (11), e destacou outras políticas públicas que pensa para a cidade.
O atual espaço citado por Mabel para a construção de um novo hospital se localiza nos fundos do Shopping Palladium e conta com uma estrutura que está interditada. O prédio do antigo Hospital 26 de Outubro foi fundado em 1931, sendo tombado como Patrimônio de Ponta Grossa em 2002, ou seja, a estrutura não pode ser demolida. Se vier a ser eleita, para cumprir a promessa, Mabel teria que promover uma restauração na estrutura para que nela fosse propiciada o funcionamento de qualquer serviço público. “A gente vai construir uma nova parte, já temos uma ideia disso. Ali é um local próximo do terminal central, que facilitaria a vida da população, inclusive”, destacou Mabel.
Restaurar a estrutura do Prédio 26 de Outubro para a instalção de um serviço municipal também é uma das propostas de Elizabeth Schmidt (União), que buscará a reeleição. A atual prefeita disse, em entrevista ao Portal aRede, que pretende transformar o espaço em um Mercado Municipal.
Cabe destacar que nos últimos anos a Administração Municipal usou o 26 de Outubro como sede da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG).
OUTRAS PROPOSTAS - A Educação será a base do plano de governo de Mabel. “Será nosso pilar principal [...] a gente pensa a longo prazo. Usar a Educação também para promover a capacitação dos nossos jovens para que tenham empregos em Ponta Grossa”, destacou a pré-candidata. Ela revelou ainda que os estudos para a montagem do plano de governo foram coordenados pela pré-candidata à vice-prefeitura, Sandra Queiróz, e são baseados no Masterplan
A partir da montagem das propostas, Mabel afirma que o grupo político estará aberto a sugestões da população. “É importante que a gente ouça a população, ouça as entidades. Os governos de hoje precisam de diálogo, ninguém governa sozinho”, disse.
Ainda baseado no Masterplan, que contém o estudo com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para 2043, Mabel Canto destaca que enxerga um grande potencial no Turismo proporcionado pelas belezas naturais de Ponta Grossa e que também projeta políticas públicas para incentivo do setor. “Precisamos fazer uma integração dos pontos turísticos, para que a gente possa trazer esse turista para cá”, disse. Ela destaca que, para a rota turística, haverá incentivo para criação de mais restaurantes, pousadas e hotel escola. “O turismo tem um potencial gigante”, complementou.
Para a segurança pública, uma das propostas destacadas por Mabel foi a de estabelecer uma patrulha da Guarda Civil Municipal no Distrito Industrial. Além disso ela acredita que a GCM também pode atuar na Educação. “Não temos que trabalhar apenas com repressão, temos que trabalhar com a prevenção. Quando a Guarda está dentro de uma escola, ela está ensinando valores para os nossos estudantes”, ressaltou a pré-candidata.
Confira todas as propostas reveladas por Mabel Canto, durante a entrevista ao Portal aRede:
CONVENÇÃO - A oficialização da candidatura de Mabel Canto deve acontecer no dia 24 de julho, data em que ocorre a convenção partidária do PSDB e também do PP, partido que estará coligado com os tucanos para as Eleições Municipais de Ponta Grossa.