IPR: Ponta Grossa registra queda no preço do feijão preto em junho
Por outro lado, batata-inglesa, leite integral e tomate foram os alimentos com as maiores altas, segundo Ipardes
Publicado: 09/07/2024, 15:06
O Índice de Preços Regional Alimentos e Bebidas do Paraná apresentou variação de 1,86% em junho. O resultado atual foi 0,83 ponto percentual superior ao observado durante o mês de maio. Todos os municípios pesquisados apresentaram aceleração nos preços, como Ponta Grossa, com 1,82%.
Com isso, o índice acumulado nos últimos 12 meses em Ponta Grossa registrou variação de 7,16%. No primeiro semestre deste ano, o IPR foi de 7,48%, maior que a média estadual (7,35%). De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), responsável pelo levantamento, o resultado dos seis primeiros meses do ano é influenciado por fenômenos climáticos, como altas temperaturas, chuvas intensas ou por períodos de seca, que geram quebra de safra e menor produtividade.
Dentre os produtos pesquisados, as principais altas em Ponta Grossa no mês de junho ocorreram em batata-inglesa (10,26%), leite integral (8,71%) e tomate (7,58%). Por outro lado, as quedas mais significativas são do feijão preto (-7,85%), cebola (-7,44%) e feijão carioca (-4,75%). “Leguminosas como feijões-pretos e carioca tiveram quedas pelo abastecimento aquecido e uma produtividade satisfatória da última colheita”, explicou o diretor de Estatística do Ipardes, Marcelo Antonio.
Confira o boletim completo clicando aqui.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.