Missa institui cinco novos seminaristas a ministérios de PG
Celebração ocorreu na matriz da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Ponta Grossa, na noite da última sexta-feira (28)
Publicado: 01/07/2024, 15:31
Uma das últimas celebrações de Dom Sergio Arthur Braschi na dimensão vocacional e de formação, a missa de instituição nos ministérios de leitor ao seminarista Ivonei Samborski e no ministério de acólito aos seminaristas Antonio Carlos dos Santos Junior, Gabriel Augusto Pereira Freytag, Iuri Nack Buss e Jefferson Davi Sviercoski Sanchez reuniu padres, diáconos, familiares, amigos, na matriz da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Ponta Grossa, na noite da última sexta-feira (28).
Colegas do Seminário Maior São João Maria Vianney integravam a assembleia e 11 padres concelebraram: Wellington Marcondes, Athanagildo Vaz Neto, Jaime Rossa, Marcelo Rodrigues do Carmo, Hélio Guimarães, Joel Nalepa, Osvaldo Pinheiro, Luiz Carlos Mirkoski, Rodrigo Ribas, José Fernando Noriega Zegarra e Mateus Taneguti. Emoção especial para o diácono Luiz Afonso Freytag, também no altar, ele que é pai do seminarista Gabriel. Logo após o Evangelho, os cinco foram chamados à frente do altar pelo reitor do Seminário e vigário geral da Diocese, padre Jaime. Inicialmente, Ivonei Samborski, que recebeu o ministério do leitorato, e, em seguida, Antonio, Gabriel, Iuri e Jefferson, aceitos no ministério do acolitato. Dom Sergio comentou que recebeu carta redigida de próprio punho pelos seminaristas, solicitando os ministérios, ao que acolheu.
“São recebedores, agora, de um ministério instituído, não temporário. Significa um passo a mais na caminhada pelo ministério sacerdotal, o ministério ordenado deixado por Jesus e que se perpetua nos novos sacerdotes. A Divina Providência quis que fosse nessa paróquia e no dia de Santo Irineu, que recebeu o batismo de Policarpo para anunciar o Evangelho, ele que tinha sido discípulo de João. ‘Policarpo’ que significa ‘muitos frutos’, anunciou na região da Turquia o que ouviu de João e enviou Irineu de Lião à Gália, às cidades do Império Romano, onde hoje fica a França. Santo Irineu é um dos grandes escritores da Igreja, além de ter sido grande pregador. Seus escritos nos chegam até hoje, preciosas homilias, explicações da fé, da fé primitiva herdada dos apóstolos. Combateu heresias, distorções da fé, que dificultavam a unidade do povo cristão, assegurando que o centro da Igreja era o sucessor de Pedro. É preciso estar em comunhão com o Papa e com Roma”, destacou o administrador apostólico Dom Sergio.
“’Igreja faz a Eucaristia e a Eucaristia faz a Igreja’. É uma de suas frases e vocês vão se aproximar da Eucaristia no servir, no altar. Ivonei deverá se dedicar mais fortemente à Sagrada Escritura, cultivá-la, destacar sua importância, ser proclamador da Palavra de Deus. Está sendo delegado para o serviço da fé. Anunciará a Boa Nova aos que não a conhecem, vai manifestar pela sua vida Jesus Cristo nosso salvador”, proferiu Dom Sergio, entregando o Lecionário ao seminarista, que o colocou no ambão. “O ministério da Eucaristia é o ápice da Igreja. Ao receber, vocês vão poder distribuir a sagrada comunhão como ministros extraordinários. Será preciso esforçar-se para viver mais plenamente o sacrifício de Jesus, lembrar que formam um só corpo com os irmãos e irmãs da comunidade. Sirvam com sincero amor, pela construção da unidade da Igreja”, orientou o bispo emérito.
IMPORTÂNCIA - Para Antonio Carlos dos Santos Junior, o Acolitato é mais um passo o aproximando da configuração plena a Cristo Sacerdote. “A partir de agora, não que não existisse, mas agora com mais significado também o zelo pela Eucaristia, do pão que nos é dado por Deus no altar, somos responsáveis por levá-lo ao povo. Mais um símbolo do meu ‘sim’ diante do chamado que Deus me faz para o serviço no presbitério”, frisava.
“O ministério não se trata de um mérito, mas se trata de uma consequência da caminhada que realizo rumo ao sacerdócio e que Deus vai dando a graça. Não é só a competência, os estudos, mas a graça de Deus que vai se manifestando na nossa vida. A proximidade com a Eucaristia, simbolizada hoje, vai dando mais força na caminhada”, ressaltou Gabriel Freytag.
Segundo Iuri Buss, nessa experiência de seminário em vista da ordenação diaconal e presbiteral, se vai dando pequenos passos na formação e na vida espiritual, na vida de serviço à Igreja. “Receber mais um ministério de acólito representa um passo importante na caminhada rumo ao sacerdócio. Sabemos que esse ministério não é somente para aqueles que estão fazendo esse caminho. Muito pelo contrário. Valoriza, na verdade, toda a vocação dos leigos. É um momento importante para refletirmos como um dia estaremos a serviço do Povo de Deus e da igreja e não somente recebendo um título, mas tendo a oportunidade de estar a serviço”.
Jefferson Sanchez lembrava a ação de Deus durante a caminhada. “Nesses pequenos gestos, desde a admissão, instituição do ministério de leitor, agora, ministério de acólito...confirma-se cada vez mais o aproximar dele com a gente. Os ministérios de algum modo nos aproximam do que já é Dele. O Leitorato faz com que nós tenhamos a experiência da Palavra de Deus, seja na leitura, na oração, mas também de poder transmiti-la. Agora, com o Acolitato, o aproximar-se do altar, que vai ser o nosso lugar também, depois, exercendo o ministério presbiteral. Deus vai confirmando a certeza de que está nos acompanhando, Ele nos dá sinais, manifesta esses sinais. Como no Evangelho de hoje – ‘Senhor, se Tu queres, tens o poder’ – não é o nosso querer simplesmente, mas a vontade Dele que Ele manifesta e nós respondemos e damos testemunho dessa vontade sendo realizada nas nossas vidas”.
Instituído no ministério de Leitor, Ivonei Samborski garantia que, durante todos os anos de caminhada, o ministério de leitor vai ajudar a compreender melhor a Palavra de Deus, compreender o que Deus faz na minha vida, além de poder ajudar mais o próximo, ensiná-lo a compreender, a degustar da Palavra de Deus, estar junto com Deus. A partir de agora, é fazer a vivência de Deus, estar com Ele, e, principalmente, demonstrar aquilo que eu sigo. Tudo o que está na Palavra é o momento de eu demonstrar que eu estou seguindo”, dizia o seminarista.
CONHEÇA MAIS - Antonio Carlos dos Santos Junior nasceu dia 17 de setembro de 1993, em Ponta Grossa. É filho de Antônio Carlos dos Santos e Aurora Lara dos Santos, e, irmão de Kimberly Juliana dos Santos. Pertence à Paróquia Senhor Bom Jesus, em Ponta Grossa. Ingressou no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí, em 2011. Cursou Filosofia de 2012-2014, no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (Ifiteme), que pertence à Diocese.
Já auxiliou nas pastorais Vocacional, de Animação Bíblico Catequética e de Liturgia. Fez o ano de estágio pastoral no Seminário Menor Mãe de Deus (2015), de Irati, e na Paróquia Senhor Menino Deus, em Piraí do Sul, no ano de 2022. Está no quarto ano de Teologia e fazendo pastoral nos finais de semana na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Foi admitido às Ordens Sacras em 2022 e instituído no Ministério de Leitor em 2023.
Gabriel Augusto Pereira Freytag nasceu dia 28 de agosto de 1987, em Ponta Grossa. Filho de Luiz Afonso Freytag e Regina Aparecida Pereira Freytag. É irmão de Angélica, Gabriella e André. Pertence à Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Carambeí. Ingressou no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí, em 2005. Fez Filosofia de 2017-2019, no Ifiteme.
Serviu na Pastoral Vocacional, de Animação Bíblico-Catequética e de Liturgia. Em seu estágio pastoral esteve na Paróquia São João Batista, em Irati, em 2022. Na formação, está no quarto ano de Teologia e fazendo pastoral nos finais de semana na Paróquia Senhor Menino Deus, em Piraí do Sul. Foi admitido às Ordens Sacras em 2022 e instituído no Ministério de Leitor em 2023.
Iuri Nack Buss é de Ponta Grossa, nascido em 8 de março de 1993. Filho de Rogério Buss e Maria Cristina Nack Buss, e, irmão de Igor Nack Buss. Pertence à Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Ponta Grossa. Ingressou no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí, em 2016. Cursou Filosofia entre 2017-2019, no Ifiteme.
Já auxiliou na Pastoral Vocacional, Catequese e Caritas Diocesana. Fez o ano de estágio pastoral na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Ponta Grossa, em 2022. Começou o curso de Teologia em 2020, está no quarto ano de Teologia e fazendo pastoral nos finais de semana na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati. Foi admitido às Ordens Sacras em 2022 e instituído no Ministério de Leitor em 2023.
De Ipiranga, Ivonei Samborski nasceu dia 18 de janeiro de 1997. Filho de Felix Samborski e de Teresa Bachinski Samborski, tem os irmãos Orlei, Zélia, Rosnei, Valdecir e Daniele. Pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Ipiranga. Ingressou no Seminário Menor Mãe de Deus, Irati, em 2013. Seguiu ao Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em 2017, e cursou Filosofia de 2018-2020.
Auxiliou na Pastoral Vocacional e Catequese. Fez o ano de estágio pastoral, em 2023, na Paróquia Menino Jesus, de Reserva. Começou Teologia em 2021. Está cursando o terceiro ano. Recebeu a admissão às ordens sacras em 2023. Faz estágio pastoral paroquial nos finais de semana na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati.
Jefferson Davi Sviercoski Sanchez nasceu dia 31 de outubro de 1995, em Ponta Grossa, filho de Jeferson Luiz Sanchez e de Márcia Cristina Sviercoski Sanchez. Seus irmãos são Dieny Adlize, Luiz Humberto e Maurício Luxiel Sviercoski Sanchez. Pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro. Ingressou no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí, em 2016. Fez Filosofia entre 2017-2019, no Ifiteme.
Já auxiliou na Pastoral Vocacional, Catequese e Pastoral da Comunicação. Fez o ano de estágio pastoral na Paróquia São Miguel, em Irati, em 2022. Começou o curso de Teologia em 2020 e hoje está no quarto ano, fazendo também pastoral nos finais de semana na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa. Foi admitido às Ordens Sacras no ano de 2022 e instituído no Ministério de Leitor em 2023.
Com informações da assessoria de imprensa.