Diocese celebra instituição de seminaristas
Evento aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Contorno, em Ponta Grossa
Publicado: 01/07/2024, 15:20
Não foi por acaso que a celebração, na última sexta-feira (28), de instituição nos ministérios de leitor ao seminarista Ivonei Samborski e no ministério de acólito aos seminaristas Antonio Carlos dos Santos Junior, Gabriel Augusto Pereira Freytag, Iuri Nack Buss e Jefferson Davi Sviercoski Sanchez aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Contorno, em Ponta Grossa. A paróquia tem, há três anos, uma Pastoral Vocacional estruturada e atuante. São 16 integrantes que desenvolvem um calendário anual, reunindo mensalmente catequizandos na Escolinha Vocacional.
Padre Wellington Marcondes, pároco da Nossa Senhora de Guadalupe, afirma que é sempre importante uma celebração com a presença do, agora, administrador apostólico, Dom Sergio Arthur Braschi, padres e seminaristas para a paróquia. “Fomenta cada vez mais a oração pelas vocações e também a divulgação desse aspecto vocacional da Igreja. Padre Jaime (Rossa, vigário geral e reitor do Seminário São João Maria Vianney) escolheu a paróquia, o que causou em nós bastante alegria porque, de uns três anos para cá, a Pastoral Vocacional está se estruturando e tem sido bem atuante, inclusive, teve condições de ajudar na celebração. A Pastoral tem dezesseis integrantes, um calendário anual e tem como principal atividade a Escolinha Vocacional, que realiza com catequizandos. São reuniões mensais sempre tendo como prioridade a oração pelas vocações e o encaminhamento dos vocacionados para as experiências vocacionais nos seminários. A celebração aqui na paróquia é um incentivo a mais. Se sentem valorizados”, destaca.
Como ‘frutos’ desse intenso trabalho vocacional, padre Wellington conta que há três vocacionados, provenientes da paróquia, em fase de discernimento: Gian Cunha de Andrade, está fazendo o pré-noviciado no Novo Lar, uma obra social da congregação dos salesianos, em Viamão, no Rio Grande do Sul; Matheus Rute, que está junto à Copiosa Redenção, e Evandro Massuline, há três anos já vivendo no Ceará, na Comunidade Católica Shalom. “Isso tudo está ligado à atuação da Pastoral Vocacional na medida em que sempre fomenta e reza pelas vocações e pode encaminhar esses jovens para o discernimento vocacional”, acrescenta o pároco.
Sobre a dimensão vocacional, Dom Sergio fez questão de lembrar que aproximadamente metade dos padres diocesanos foram ordenados por ele. Atualmente, são 56 sacerdotes. Além das tantas profissões de fé nas congregações religiosas que eu acompanhei sempre que pude. “Entre vinte e sete ou vinte e oito padres diocesanos fui eu quem ordenou. É um motivo de muita alegria. Vivi também o tempo da Ação Em Cada Comunidade uma Nova Vocação e estamos colhendo os frutos dela. Isso é muito importante”, avalia. Como administrador apostólico Dom Sergio vai conduzir ainda as atividades do Mês Vocacional, em agosto, e celebrar a missa pelo Dia do Diácono, que foi antecipada do dia 10 para 3 de agosto, momento em que os diáconos renovam as promessas. A celebração será no mesmo dia da missa em ação de graças pelo seu pastoreio de Dom Sergio nesses 21 anos. “Vamos continuar acompanhando, rezando e cultivando as vocações”.
GALERIA DE FOTOS
Com informações da assessoria de imprensa.