Prefeitura de PG entrega 1,2 mil computadores para escolas municipais
Equipamentos serão utilizados em 35 novos Laboratórios de Aprendizagem Criativa do município
Publicado: 28/06/2024, 13:59
A Prefeitura de Ponta Grossa entregou mais 1.225 novos notebooks para equipar os 35 novos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs). Os espaços foram criados em 2024 nas escolas municipais, para uso dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Os investimentos nos computadores de professores e alunos e equipamentos auxiliares de recarga são de R$ 4 milhões.
Os LACs oferecem atividades diferenciadas e proposta inovadora, sendo hoje o atual programa vencedor do Prêmio Gestor do Paraná na categoria Educação. Enquanto acontece a implementação física dos novos laboratórios, os professores já estão recebendo a formação profissional, realizada em parceria da Secretaria Municipal de Educação com o SESI, em projeto pedagógico exclusivo.
Iniciado com 15 salas de aula transformadas em laboratórios em 2023, o programa de educação disruptiva representado pelo LAC chegou a outras 35 escolas em 2024, totalizando 50 Laboratórios de Aprendizagem Criativa. Devido a seus resultados positivos, o projeto está em expansão e os recursos também já estão garantidos para as próximas 38 escolas. Assim, todas as 88 escolas municipais de Ponta Grossa terão seus novos Laboratórios até 2025.
Segundo a prefeita Elizabeth Schmidt, o programa oferece resultados positivos muito rapidamente para as escolas, com a melhoria do aprendizado em todas as matérias. “É uma proposta em que acreditamos no potencial de nossos professores e alunos, criamos a nossa própria inovação, e não compramos a inovação empacotada de outros. As crianças amam e os resultados são transformadores, melhorando as escolas como um todo”, relata a prefeita.
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, conta que o programa já se solidificou como proposta de alto nível nas escolas municipais. “O primeiro ano de implementação dos Laboratórios trouxe excelentes resultados para a aprendizagem dos nossos alunos, com o desenvolvimento de projetos, postura proativa na solução de problemas pelos alunos e reflexos em todas as áreas”, comenta Simone.
LACS - Os LACs são espaços diferenciados dentro das escolas, diferentes de uma sala de aula convencional. Eles foram criados para o desenvolvimento da criatividade e para o despertar para o mundo tecnológico em professores e estudantes. Neles, as crianças têm a oportunidade de utilizar recursos da robótica educacional sustentável, computadores com tela touch conectados, equipamentos elétricos, materiais reutilizáveis, internet e língua estrangeira.
A proposta metodológica do LAC busca o protagonismo infantil, com mediação do professor, tendo em vista a construção do conhecimento em uma sala de aula invertida. O projeto faz parte do programa Vale dos Trilhos, no eixo Educação e Empreendedorismo, e compõe o Programa Sinapses Criativas, que reúne as ações inovadoras na área da Educação em Ponta Grossa.
Com informações da Assessoria de imprensa.