Reunião com novo bispo aborda formação e missão
O clero ouviu ainda na reunião experiências sobre o dízimo
Publicado: 22/06/2024, 11:15
A reunião geral do clero, mesmo com a presença do bispo Dom Bruno Elizeu Versari, que assumirá a Diocese em 10 de agosto, teve uma extensa pauta de assuntos, nessa sexta-feira (21), em Ortigueira, nos Campos Gerais. Padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, fez um balanço da formação para lideranças dos conselhos pastorais nos oito Setores e o repasse feito nas paróquias. Em dez delas, os líderes transmitiram às suas comunidades o que ouviram na capacitação oferecida pelo Conselho de Animação Diocesana da Ação Evangelizadora (CADAE), de março a maio. Até agora, 915 pessoas receberam o conteúdo explicado nas formações.
Segundo os cálculos da secretaria da Ação Evangelizadora, participaram das formações 80 lideranças na Paróquia Santa Teresinha, 77 na Perpétuo Socorro, 25 na São José, 25 na Santo Antônio, 23 na Nossa Senhora do Monte Claro, 192 na Senhor Bom Jesus, 20 na Nossa Senhora de Guadalupe, 86 na São Roque, em Ventania, 130 na Menino Jesus, em Guamiranga, 220 em Ipiranga e 37 na São Sebastião. Está previsto para o dia 23 deste mês, o repasse do conteúdo formativo na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Bairro Sabará. A estimativa é que cerca de 100 lideranças participem.
O diácono Agostinho Basso, presidente da Comissão dos Diáconos Permanentes, informou que, atualmente, são 124 diáconos na Diocese e fora dela, em missão, como Metódio Retexim que está com a esposa Vera servindo na Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, no KM 70 da rodovia que liga Porto Velho à Prelazia de Lábrea, no Amazonas. Basso lembrou os 25 anos da Escola Diaconal Santo Estevão, que pertence à Diocese e está suspensa até a posse do novo bispo. Conforme o diácono, as comemorações do Dia do Diácono, inicialmente previstas para 10 de agosto, foram adiantadas para o dia 3 de agosto. Haverá uma celebração eucarística, com a renovação das promessas e jantar. A missa será às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Carambeí. O retiro das esposas está marcado para os dias 17 e 18 de agosto, com a condução do padre Roberval Mulhested e o tema ‘No Colo da Mãe’. E, dias 24, 25 e 27 de outubro será realizado o retiro anual dos diáconos.
Padre Martinho Hartmann, coordenador do Serviço de Animação Vocacional, comentou a respeito da jornada pelas vocações, sugerida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/Regional Sul 2 para agosto, durante o Mês Vocacional. A ideia é que seja rezado o Rosário na intenção das vocações. Cada paróquia, movimentos e pastorais assumiriam a responsabilidade de rezar, durante os 31 dias do mês todo. Para ajudar na dinâmica, o Regional enviou um subsídio, disponibilizado aos padres na reunião, e também via link, para ser baixado.
Padre Edemar de Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, contou um pouco do que foi a celebração do envio missionário do diácono Pedro Lang e sua esposa, Salete, a Guiné Bissau, na África, ocorrido em 12 de maio, na matriz. Na Diocese de Ponta Grossa, a Nossa Senhora de Fátima ao lado da São Roque, em Ventania, são as únicas paróquias que contam com o Conselho Missionário Paroquial Comipa instituído. De acordo com padre Edemar, cada uma das 16 comunidades têm um representante no Conselho Missionário, que é composto ainda pela Missionária Serva do Espírito Santo, irmã Matilde Sacardo, pelo diácono Pedro Lang e ele, como pároco. O Conselho se reúne uma vez por mês e seus integrantes – mais catequistas, ministros, jovens – visitam mensalmente as casas, nas tardes missionárias. Também são celebradas missas nas empresas instaladas no território da paróquia.
Padre Hélio Guimarães, coordenador da Pastoral Presbiteral, leu uma carta enviada por padre Fábio Sejanoski, que é da Diocese, mas serve como pároco da Paróquia São João Batista, em Canutama, no Amazonas. Padre Fábio agradeceu aos padres pela ajuda financeira enviada à paróquia da Amazônia e que serviu para a aquisição de um novo barco, o ‘Graça Divina’. A embarcação é o meio utilizado na região para a visita às comunidades ribeirinhas, está pronto, mas em sua viagem de Manaus a Canutama apresentou problemas técnicos e acabou precisando de reparos. Fica pronto em julho. O barco tem capacidade para 55 pessoas. Ao comentar que está em missão há dois anos e meio, padre Fábio informou que padre Sílvio Mocelin e o diácono Metódio e sua esposa retornam à Diocese, no próximo mês. Sem a ajuda, o pároco ficará sozinho para atender as seis comunidades de Canutama, as 19 capelas ribeirinhas, além das 12 comunidades da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, no KM 70.
Padre Claudemir Nascimento Leal, pároco da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, repassou detalhes da atuação da paróquia quanto à Pastoral do Dízimo, que, segundo ele, ainda não foi formada a nível diocesano, mas precisa ser estimulada. O padre lembrou que julho será o mês de oração e reflexão sobre o dízimo para o que o pároco citou alguns materiais – banners e folders – encaminhados por Dom Bruno, que é o bispo referencial no Regional Sul 2 para o dízimo. Padre Claudemir ainda se colocou à disposição para orientar os colegas sobre sua experiência com a Pastoral.
Das Assessorias