Lideranças revelam gratidão ao serem homenageadas em PG
Câmara Municipal entrega 25 Títulos de Cidadania, nesta quinta-feira (20); a cerimônia acontece no Cine-Teatro Ópera
Publicado: 19/06/2024, 19:34
O Cine-Teatro Ópera é palco de uma sessão solene da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), que realiza a entrega de Títulos de Cidadania a 25 lideranças, nesta quinta-feira (20). A cerimônia é aberta ao público e está prevista para ter início às 20h. Os homenageados receberão Títulos de Cidadania Honorária e Benemérita do Município. As honrarias foram aprovadas em duas discussões no plenário da Casa de Leis.
Embora a solenidade seja aberta ao público, o auditório do Cine-Teatro Ópera, que recebe o evento, tem capacidade máxima para 650 pessoas.
Para o presidente da Câmara, Filipe Chociai (PSD), a cerimônia marca uma data relevante na história da cidade. "Todas as pessoas homenageadas contribuíram de forma significativa com a nossa cidade, seja através da sua profissão, da sua missão religiosa ou mesmo da vida política", conta o presidente.
Chociai lembra que o instrumento de concessão do Título de Cidadania, seja benemérita ou honorária, é uma das honrarias mais importantes do município. "Quando o vereador ou a vereadora propõe um Título de Cidadania ele(a) está prestando uma homenagem máxima a uma pessoa que teve e tem uma importância significativa para Ponta Grossa", relatou.
Durante a sessão, o vereador Julio Kuller (MDB) irá discursar em nome dos 19 vereadores(as) da Câmara Municipal. Além disso, a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) também usará a palavra como chefe do Poder Executivo Municipal.
OS HOMENAGEADOS - Entre os 25 nomes que serão homenageados destacam-se o do deputado federal Aliel Machado (PV); do deputado estadual Moacyr Fadel (PSD), que discursará em nome dos homenageados; e do diretor geral-brasileiro da Itaipu, Ênio Verri. O Portal aRede procurou os três líderes políticos para saber como eles se sentem ao receber as homenagens.
Aliel Machado, que receberá o Título de Cidadão Benemérito, se diz emocionado e orgulhoso. “Eu amo a minha cidade, trabalho por ela todos os dias, sempre pensando no melhor para as pessoas. Esse é um reconhecimento único, que aumenta ainda mais a minha responsabilidade com Ponta Grossa”, disse o deputado federal. Ele também relembra brevemente a carreira política e agradece ao ex-vereador, Professor Careca, pela indicação do Título. “Desde a nossa luta no movimento estudantil, passando pela presidência da Câmara e agora como deputado, por três mandatos, nossas ações visam o bem comum de todos os ponta-grossenses. Quero agradecer ao meu amigo, ex-vereador Careca, por esse título que vai ficar marcado pra sempre na minha vida”, finalizou Aliel.
Moacyr Fadel destaca o carinho que tem por Ponta Grossa. “Estou muito honrado em receber o título de Cidadão Honorário dessa cidade pela qual tenho um carinho enorme”, ressalta. O deputado estadual diz que tem uma ligação muito especial com Ponta Grossa. “Estudei e me formei aqui. Tenho muito orgulho em poder retribuir com o meu trabalho um pouco do que a cidade já me proporcionou. Sou muito grato à Câmara de Vereadores por esse reconhecimento”, finaliza Fadel.
Ênio Verri valoriza o município no âmbito estadual e destaca a sensação em ser homenageado. “É uma satisfação muito grande, Ponta Grossa é uma cidade muito importante para o Paraná e muito querida por mim. Tenho bons amigos aqui, e acredito que temos trabalhado muito juntos para ajudar no desenvolvimento e na melhoria da vida das pessoas que nasceram ou escolheram viver nela. Estou realmente muito feliz em me tornar um cidadão honorário de Ponta Grossa”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu.
DEMAIS HOMENAGEADOS - Também serão homenageados os seguintes nomes: Alberto Schramm Portugal, Alceu Sandini, Carolina Balzer Hass, Pastor Damião Pereira dos Santos, Cel. Darany Luiz Alves de Oliveira, David Pilatti Montes, Demetrius de Moura Soares, Douglas Passoni de Oliveira, Guy Romaguera Canto, Ivan Carlos Muraro, Jean Silveira Schmidt, João Batista Pinheiro da Mota, Marcelo Moreira Só, Maria Aparecida Claro dos Santos, Milton Hideki Awane, Irmã Neuci Aparecida Ferreira, Pedro Henrique Wieirich Neto, Rose Maria Christóforo, Roseli Aparecida Mendes, Sergio Jasinski, Wendel Alves da Silva, Zilda Mara Consalter.