Stocco concede título de cidadania honorária à Zilda Consalter
Professora da UEPG será uma das homenageadas da sessão solene do Legislativo Municipal nesta quinta-feira (20)
Publicado: 19/06/2024, 16:49
A professora Zilda Mara Consalter, docente do curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), receberá o título de cidadania honorária da cidade nesta quinta-feira (20). Zilda é uma das homenageadas da sessão solene da Câmara Municipal (CMPG) que será realizada no Cine Teatro Ópera a partir das 20h e receberá o título proposto pelo vereador Geraldo Stocco (PV).
Para Stocco, conceder o título de cidadania à Zilda é um merecido reconhecimento à educadora. "A professora Zilda tem um trabalho incrível na UEPG e merece um reconhecimento como este título", explica o vereador do Partido Verde. Stocco ainda destaca o papel do título de cidadania como reconhecimento de um trabalho social. "Fico honrado em homenagear uma educadora com a importância da Zilda", defende Geraldo.
Zilda Mara Consalter, paranaense, nasceu no dia 16 de outubro de 1972, em Arapongas – Paraná, filha de Antônio Consalter e Cirte Dellazzari Consalter. Morou durante 15 anos na zona rural de Iretama-PR. Logo após, mudou-se para a cidade de Maringá, onde morou por 19 anos, local onde concluiu o ensino médio e sua graduação em Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Casada com Flávio Luís Beltrame.
Iniciou sua atividade profissional como professora no ano 2000, na Associação dos Notários e Registradores (ANOREG) em Maringá e, por 4 anos atuou como docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde fora aluna de graduação, no período de 1991 a 1995. Atuou como advogada durante 15 anos. Veio para Ponta Grossa há 16 anos, quando passou a integrar o quadro de professores do Curso de Direito, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), após aprovação em concurso público. Atualmente é professora adjunta do Curso de Bacharelado em Direito e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UEPG.
Doutora em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP em 2016 e Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2004, sua carreira profissional foi desenvolvida na constância pelo aprimoramento intelectual.
Desde o início das suas atividades profissionais em Ponta Grossa coordena projetos de pesquisa com o objetivo de ultrapassar o paradigma do ensino tradicional, fundado exclusivamente na transmissão de conhecimento dentro da carga horária disponibilizada a cada disciplina e assim, propiciar a troca de experiências extraclasse e a investigação científica como pilares para o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo da comunidade acadêmica.
CONTRIBUIÇÃO ACADEMICA - Como contribuição à academia científica, fruto da sua tese de doutoramento, publicou em 2017 pela Editora Juruá, a obra Direito ao Esquecimento: proteção da intimidade e ambiente virtual. A sua contribuição é significativa, considerando os inúmeros artigos científicos e obras organizadas com temas relevantes na área jurídica e social, além das orientações acadêmicas tanto na graduação como na pós-graduação da UEPG.
Como contribuição aos seus pares, é o retrato da pessoa com quem se pode sempre contar. Profissional responsável, comunicativa, afetuosa, competente, dotada de múltiplas habilidades profissionais, conhecimento técnico e experiência vivencial.
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - No que se refere ao âmbito social, especialmente no município de Ponta Grossa, a relevância da sua atuação também se faz presente, considerando a sua liderança em projetos de extensão, cujas atividades são desenvolvidas junto da população ponta-grossense. Estas atividades transformam a produção do conhecimento científico em vetor de aplicabilidade prática que contribui para minimizar os problemas vivenciados pela comunidade local.
Portanto, a honraria que ora se recomenda é o reconhecimento pela relevância dos serviços prestados pela educadora Zilda Mara Consalter, considerando que a sua atuação profissional transcende os bancos escolares para alcançar, de forma linear, a comunidade como um todo: acadêmica, profissional, seus pares e a população pontagrossense.
Da assessoria