NAF-UEPG orienta sobre doações no imposto de renda para o RS | aRede
PUBLICIDADE

NAF-UEPG orienta sobre doações no imposto de renda para o RS

Parte do imposto de renda devido pode ser destinada aos fundos da Criança e Adolescente ou da Pessoa Idosa do Estado

Doação não aumenta o valor a pagar, e sim deduz, informa o NAF
Doação não aumenta o valor a pagar, e sim deduz, informa o NAF -

Publicado por Matheus Gaston

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NAF-UEPG) informa que é possível auxiliar o Estado do Rio Grande do Sul e/ou municípios diretamente afetados pelas enchentes. Essa doação é possível diretamente no modelo completo da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Parte do imposto de renda devido pode ser destinada aos fundos da Criança e Adolescente ou da Pessoa Idosa do Estado.

De acordo com o NAF, antes de finalizar a declaração é possível realizar essa destinação. O primeiro passo é selecionar, nas fichas da Declaração, a guia “Doações Diretamente na Declaração”. Na sequência, você seleciona o fundo que deseja realizar a doação: Criança e Adolescente ou Pessoa Idosa. Se você já havia efetuado doações de incentivo no ano calendário 2023, como para cultura, desporto ou atividade audiovisual, é preciso preencher inicialmente a ficha “Doações Efetuadas” no menu principal. Por fim, você escolhe se vai fazer a doação para o fundo Estadual ou Municipal; se escolheu o municipal você seleciona o município que pretende destinar seu imposto devido.

Importante destacar que a doação diretamente na declaração não aumenta o valor a pagar, e sim deduz. Assim como no caso de restituição do Imposto de Renda: o valor restituído será maior. Isso porque será gerada uma Darf a parte que deverá ser recolhida dentro do prazo e o valor vai diretamente para o fundo no qual a doação foi feita.

As deduções relativas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não podem exceder a 3% do valor do imposto sobre a renda devido apurado na declaração. Essa dedução está sujeita, também, ao limite de 6% ou 7% do imposto sobre a renda devido apurado na declaração, em conjunto com os outros tipos de doações.

Com informações da Assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE