Cargo Polo constrói depósito em PG e deve gerar empregos
Empresa é do ramo dos transportes e irá se instalar no Distrito Industrial
Publicado: 08/05/2024, 17:55
A empresa transportadora Cargo Polo irá instalar um depósito em Ponta Grossa. Um estudo de impacto de vizinhança foi apresentado pela instituição junto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPLAN). O empreendimento recebeu licença prévia do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná. O depósito será construído no Distrito Industrial, na região do Cará Cará, em um terreno de 145.425 m², às margens da BR-376 com acesso direto a rua Marieta Costa Teixeira.
O empreendimento terá uma área construída de 71.349 metros quadrados e tem como objetivo principal a coleta e distribuição de mercadorias e cargas. A Cargo Polo escolheu o local para construir o depósito de maneira estratégica, visto que a BR-376 é umas das principais vias de acesso da cidade.
A empresa alerta que a dinâmica de tráfego da rua Marieta Costa Teixeira, onde será instalado o depósito, terá um incremento significativo no volume de veículos, principalmente no momento em que o empreendimento começar a operar.
O Grupo Cargo Polo acredita que o novo depósito auxiliará no processo logístico da cidade, principalmente das empresas que ficam no entorno, "otimizando o transporte de mercadorias, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento da cidade e empresas no entorno, gerando mão de obra, com contratação local", destaca o documento de estudo de impacto da empresa.
A empresa informa que antes de iniciar os projetos de construção do depósito foram observados os aspectos urbanísticos e ambientais para verificar a implantação do empreendimento. O documento apresentado ao IPLAN diz que o terreno não apresenta grandes variações de altitude, e nem possui vegetação significativa que afete na implementação do depósito.
As obras de construção do depósito devem fomentar o aspecto socioeconômico do município. A Cargo Polo estima que o empreendimento gere impactos econômicos e sociais que devem ser considerados, "uma vez que a obra aumentará a demanda por materiais de construção civil e de mão de obra. Estas necessidades deverão ser atendidas pelo município, caracterizando-se como oportunidades para a região", destaca.
EMPREGOS - O empreendimento da Cargo Polo terá dois diferentes tipos de público, segundo a empresa. Trata-se do público flutuante, constituído pelos motoristas responsáveis pela carga e descarga e pelo público fixo, composto pelos funcionários da empresa. Conforme a empresa será feita a contratação de colaboradores para a mão de obra direta e realização da construção do empreendimento. Cabe destacar que na fase de construção do empreendimento o número de funcionários não será frequente, devido as diferentes etapas da obra. Contudo, a Cargo Polo estima que uma média em torno de 60 pessoas sejam empregadas.