PG se une para ajudar vítimas das enchentes no RS
Bombeiros recebem água, alimentos, produtos de higiene e roupas de cama. Doações seriam recebidas até esta quarta-feira (8), mas o prazo foi prorrogado. Bombeiros procuram por voluntários para ajudar com as doações no Quartel de Ponta Grossa
Publicado: 07/05/2024, 22:07
O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa está recebendo donativos para os afetados pela enchente do Rio Grande do Sul. Neste momento, dezenas de pessoas estão no Quartel Central, no 2º Grupamento de Bombeiros (2ºGB), auxiliando na separação e organização de tudo o que foi doado, assim como carregando os caminhões que serão destinados ao estado mais ao Sul do país. No final da tarde desta terça-feira, uma carreta carregada partiu com destino ao Rio Grande do Sul.
GALERIA DE FOTOS
O prazo final para as doações seria até amanhã, mas ele foi esticado por mais alguns dias. Isso ocorre pelas dificuldades em chegar a algumas cidades. Dessa forma, os três quartéis do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa seguem recebendo os donativos, especialmente água, alimentos não perecíveis, ração para animais e roupas de cama.
O Portal aRede fez uma live, há pouco, no Quartel para falar sobre as doações e mostrar o trabalho dos voluntários, confira aqui.
Outra solicitação do Corpo de Bombeiros é de pessoas voluntárias para auxiliar no quartel de Ponta Grossa, nesta quarta-feira (8), na separação das doações, como explica o Tenente-Coronel Rafael Lorenzetto, Comandante do 2ºGB. “Estamos recebendo muita gente hoje, cerca de 200 pessoas trabalhando das 7 da manhã até meia noite. Quem tiver condições e puder fazer o voluntariado, seja meia hora, uma hora, o tempo que for, que venha aqui, fazemos o cadastro e já pode ajudar”, explica.
O Tenente-Coronel orienta as pessoas que levem as doações principalmente no Quartel Central “Estamos recebendo os mantimentos no Quartel Central, no Posto Uvaranas e Nova Rússia. Mas estamos concentrando aqui [no Central] em virtude de caminhões e voluntários,que estão recebendo, separando, paletizando e carregando; as cargas estão saindo daqui”, diz.
Sobre as doações, ele explica que os Bombeiros não estão recebendo roupas. Assim, ele orienta as principais reivindicações: água, alimentos não perecíveis, rações para animais, produtos de higiene em geral e roupas de cama, tais como lençóis, fronhas, cobertores, além de travesseiros e colchões. “Há pouco já saiu uma carreta com 20 toneladas de mantimentos, com alimentos não perecíveis, produtos de higiene, como fralda, papel higiênico, além de cobertores, mantas e colchonetes. A ação seria até amanhã, mas recebemos notícias de Curitiba que será prorrogado por mais alguns dias, porque tem muita gente que não conseguiu receber no Rio Grande do Sul, devido aos acessos difíceis”, esclarece.
Para quem quiser se voluntariar, basta se dirigir até o quartel central do Corpo de Bombeiros a partir das 7 horas desta quarta-feira (8), fazer um breve cadastro, e auxiliar o tempo que puder.